Nos dias 23 e 24 de julho, a equipe de Projetos Sociais do Recivil esteve nas cidades de Fervedouro e São Pedro dos Ferros, respectivamente, para promover a 4ª etapa do projeto Promovendo Cidadania.
O projeto, que visa contribuir com a erradicação da pobreza e da marginalização e redução das desigualdades sociais através da regularização da documentação civil básica, conta com o apoio das prefeituras, CRAS e líderes comunitários na divulgação e execução das ações.
A ação em Fervedouro, que resultou em 57 segundas vias de certidões, foi realizada em parceria com o cartório de Registro Civil da cidade. A registradora Fernanda Dias Mendes agradeceu o Recivil pela execução do projeto. “A iniciativa do Sindicato foi brilhante, pois irá conceder a algumas pessoas, sem condições e sem oportunidade, a possibilidade de atualizar ou até mesmo fazer a sua documentação civil básica, como o RG e o título de eleitor, e, dessa maneira, promover a dignidade a cada um deles”, disse Fernanda.
Segundo ela, o verdadeiro papel do Registro Civil das Pessoas Naturais é “garantir a dignidade da pessoa humana. Além de sermos um fomentador estatístico das políticas públicas à sociedade, sem dúvida, trazemos mais conforto e agilidade para a sociedade, externando esse princípio constitucional em cada ato realizado por nós. Obrigada a toda a equipe do projeto realizado pelo Recivil por ter abraçado com tanto carinho essa missão que nos foi dada: garantir a cidadania”.
Em São Pedro dos Ferros, 116 pedidos de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito foram feitos durante o mutirão. Para Francine Fagundes Veloso, registradora civil do município, o projeto é de grande importância por promover a inclusão social.
“É a reafirmação da dignidade das pessoas carentes atendidas que, não raras às vezes, se encontram à margem da sociedade”, disse Francine Veloso.
Fonte: Recivil