Os cartórios também acompanharam o processo de evolução social, sendo hoje sinônimo e rapidez e facilidade. Saiba mais sobre a modernização dos cartórios no brasileiros.
Dos escribas até os cartórios, muita coisa mudou. A sociedade aumentou e a necessidade de atividades cartoriais também, somado a presença da tecnologia, os processos para adquirir documentos torna-se cada vez mais fáceis.
Desde o antigo império egípcio, com um profissional de extrema importância social, o escriba, que o trabalho do notariado foi reconhecido como essencial no processo de organização da sociedade. O verdadeiro notariado, o este que participa do sistema notarial exerce o registro de notas, protestos de títulos e contratos marítimos, surgiu na evolução sócio-jurídica européia no período de transição do feudalismo para o capitalismo, até então as pessoas que exerciam essa atividade não possuíam a prerrogativa de autenticação, nem aptidão para desempenhar a função de assessoramento técnico.
Já o sistema registral, profissional este que exerce quatro modalidades diferentes, são elas: registro civil de pessoas naturais e de pessoas jurídicas, registro de títulos e documentos e registro de imóveis, são modernos. No Brasil o registro imobiliário teve início com a instituição das sesmarias em 1375, desta forma houve a necessidade da separação das terras no país, para isso foi função da Igreja Católica produzir um inventário em forma de registro de terras.
Grande parte dos registros eram realizados pela Igreja, como os de batismos, casamentos e óbitos, a situação só foi formalizada pelos cartórios com o advento da República e a separação entre o Estado e a Igreja.
Saiba um pouco mais sobre os tipos de cartórios que compõem o sistema registral:
Registro Civil
Os cartórios de registro civil são responsáveis pela prática de atos de registro de nascimento, de casamento, de óbito, entre outros, além de averbações, anotações e fornecimento de certidões desses atos.
Cartórios de Registro de Títulos e Documentos
Os cartórios de registro de títulos e documentos têm funções diversas. Promovem o registro de documentos gerais, como contratos que têm por objetos bens móveis. É, também, o responsável por fazer notificações extrajudiciais, como as de cobrança, por exemplo. Além disso, o registro de títulos e documentos também possui a chamada função suplementar ou residual, praticando os registros não atribuídos aos demais serviços (registros de imóveis, registro civil de pessoas jurídicas etc.). Todos os serviços deste cartório também podem ser solicitados através da internet, pela Central RTDPJ Brasil.
Registro Civil de Pessoas Jurídicas
Os cartórios de registro civil de pessoas jurídicas são responsáveis pelo registro dos contratos sociais, atos constitutivos e estatutos – e suas respectivas alterações – das empresas, sindicatos, associações, fundações e sociedades civis, religiosas, morais, científicas etc. Todos os serviços deste cartório também podem ser solicitados através da internet, pela Central RTDPJ Brasil.
Registro de Imóveis
Os cartórios de registro de imóveis registram os títulos de propriedade de imóveis e respectivas averbações. Assim, para saber quem é o proprietário de um imóvel é necessário consultar o registro do imóvel nesse cartório. É importante saber que a escritura de um imóvel pode ser lavrada em qualquer cartório de notas, inclusive de outra cidade ou estado, mas tem que ser registrada no cartório de abrangência do imóvel.
Atualmente os cartórios inda estão passando por mudanças, se adaptando à era da tecnologia afim de tornar a vida dos cidadãos mais fácil. Hoje em dia, é possível solicitar certidões e documentos on-line, sem precisar sair de casa nem no momento de retirada do documento, que podem ser levados até o cliente, sendo o custo das certidões eletrônicas praticamente o mesmo da física.
Conheça a Central RTDPJBrasil
A Central RTDPJBrasil atua como mediador dos registros realizados nos cartórios de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas. Por meio da Central, é possível que o cliente solicite o serviço de forma eletrônica, podendo escolher o cartório de sua preferência, com segurança e rapidez, além de todo o respaldo e segurança jurídica de um documento físico.
Aqui você terá economia de tempo e dinheiro, pois nada é gasto com impressão e ainda terá uma cópia a qualquer momento do mesmo documento registrado.
A migração digital mostra-se como um processo natural e que trás muitos benefícios, tanto para os clientes como para as empresas.
Fonte: Central RTDPJBrasil