A ferramenta desenvolvida pelo programa Bem Mais Simples Brasil visa desburocratizar a contratação imobiliária
Na última segunda-feira, Carlos Eduardo de Jesus, secretário do Bem Mais Simples Brasil, programa do Governo Federal que visa diminuir a burocracia aos cidadãos e às empresas nos serviços públicos, reuniu-se com a Secretaria da Presidência da República para apresentar o site Escritura Simples, em Brasília (DF).
O sistema tem como objetivo desburocratizar a contratação imobiliária para o cidadão brasileiro, reduzir as etapas necessárias para a contratação imobiliária, o tempo e o custo, e melhorar o índice do Brasil no relatório Doing Business.
Pelo site, o usuário poderá solicitar uma escritura no conforto de casa de maneira prática e fácil. Para isso, o requerente deverá abrir uma solicitação de escritura imobiliária, preencher os dados básicos do imóvel e das partes envolvidas e selecionar o tabelião e as certidões que deseja emitir.
Após o preenchimento, o usuário receberá um número de identificação da solicitação para acompanhar o processo pelo Escritura Simples. A solicitação é enviada para o tabelião selecionado pelo solicitante, que deverá entrar em contato para as orientações necessárias.
Todas as certidões e emissões de guias de pagamento são providenciadas pelo tabelião, além da própria elaboração da escritura. Ao término do processo, o tabelião entrará em contato para agendar as assinaturas da escritura no Tabelionato de Notas.
Em fevereiro, será iniciada uma operação piloto em alguns cartórios do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa