Com um curso presencial de 30 horas, realizado entre 5 e 8 de agosto nas dependências da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), capacitou mediadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (Cejusc) para atuação em conflitos familiares. Os novos mediadores participarão de estágio supervisionado e atenderão casos enviados por juízes das Varas de Família de Pelotas.
Coordenada pela desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, a capacitação foi promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRS (Nupemec) e ministrada pelas mediadoras e servidoras do TJRS Liara Lopes Krüger e Gisela Wurlitzer Diniz, ambas instrutoras em mediação capacitadas e certificadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo os organizadores, o Curso de Capacitação de Mediadores apresenta uma metodologia, seguida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de métodos autocompositivos de resolução de controvérsias e segue as diretrizes da Resolução nº 125/2010 do Conselho, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.
Blog – Primando pela transparência e pela facilidade do acesso da população à Justiça, o Cejusc de Pelotas lançou seu blog, onde pode ser conferida a íntegra dos resultados das audiências e das pesquisas de satisfação, mês a mês, bem como as demais atividades da central. O atendimento no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas é realizado de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, no Foro de Pelotas.