Decreto elimina a exigência de legalização de documentos estrangeiros
A ENTIDADE MAIOR DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DA CLASSE DOS
NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
A importância da promulgação da Convenção da Apostila no Brasil é facilitar e agilizar o trâmite de documentos estrangeiros, ressalta Beto Vasconcelos.
Foi publicado nesta segunda-feira (01/02) o Decreto nº 8.660 que promulga a Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.
A Convenção da Haia da Apostila, como é chamada, prevê a produção dos seus efeitos oito meses após a data da adesão do Brasil, ocorrida em dezembro de 2015. Durante esse período é facultado aos Estados-Partes, atualmente 108, manifestarem objeção ao ingresso brasileiro. Nesse caso, o uso da Apostila com os países que se opuserem só acorrerá quando houver concordância desses. Na prática, os brasileiros e estrangeiros que precisem se valer da Convenção deverão poder fazê-lo a partir de agosto de 2016.
“A importância da promulgação da Convenção da Apostila no Brasil é facilitar e agilizar o trâmite de documentos estrangeiros, minimizando custos a todos os cidadãos e empresas que necessitem fazer valer seus direitos e dependam de uma medida no exterior ou que precisem exercer direitos no Brasil por meio desses documentos”, ressalta o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos.
Atualmente, para que tenham validade no exterior, os documentos brasileiros devem ser submetidos a processo de legalização em cadeia, o que exige uma série de providências burocráticas, em várias etapas e em diferentes instâncias, como a legalização pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Embaixada ou Consulado do país no qual se queira que o documento gere efeitos, ocorrendo o mesmo com os documentos públicos estrangeiros, que devem ser validados na embaixada ou consulado brasileiro.
Redução de custos
O procedimento em vigor exige que os cidadãos e as empresas gastem muito tempo e dinheiro para validarem documentos como certidões de nascimento e de óbito, diplomas escolares, procurações, declarações e certificados públicos para utilização no exterior. O processo para um único documento chega a custar R$ 1,5 mil ou mais, somados às despesas com correios, tradução juramentada, reconhecimento de firma, contratação de despachantes e comparecimento à capital federal. Para as empresas, além das despesas, a elevação dos custos operacionais é gerada pelo alto tempo de processamento, o que pode afetar a competitividade no mercado internacional.
Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, somente em 2014, cerca de 570 mil documentos brasileiros foram submetidos ao trâmite de legalização no exterior. Esse número tende a aumentar com o incremento das transações de comércio internacional e do fluxo de pessoas que trabalham, estudam ou vivem em outros países.
Ao adotar a chamada legalização única, possibilitada pela Convenção da Haia da Apostila, o país permitirá que um documento público nacional seja reconhecido por todos os países em que a Convenção esteja em vigor. Esse processo possibilitará uma significativa redução de tempo e custos aos cidadãos e empresas nacionais, assim como aos estrangeiros em relação ao Brasil.
Os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores estiveram envolvidos com as providências necessárias para a adesão e a promulgação da Convenção, tanto antes quanto depois da sua tramitação no Congresso Nacional. Nesse processo, receberam aportes de diversos outros parceiros, como o Ministério da Educação, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Na reta final, também foi preponderante o apoio do Conselho Nacional de Justiça, que se apresenta como possível futuro órgão gestor do sistema que permitirá a emissão das Apostilas por cartórios, segundo o modelo de implementação da Convenção em estudo pelo Governo.
A adesão à Convenção da Apostila faz parte de uma série de medidas que vêm sendo tomadas pelos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores para melhorar a inserção do Brasil no sistema multilateral de cooperação oriundo da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado. Além da Apostila, o país já aderiu às Convenções da Haia sobre Sequestro Internacional de Crianças, sobre Adoção Internacional, sobre Acesso à Justiça e sobre a Obtenção de Provas.
Manuais da Haia
Estão disponíveis no website da Conferência da Haia as novas edições dos Manuais Práticos de Operação das Convenções de Citação e de Provas. As publicações podem ser adquiridas pelo público em geral em formato e-book, nos idiomas inglês e francês. Os manuais sintetizam a jurisprudência e comentários sobre a Convenção, bem como o trabalho da Comissão Especial e a prática dos Estados-Partes, incluindo questões relativas ao funcionamento destas frente aos avanços tecnológicos e de informação, ocorridos nos últimos anos.
O Brasil participou ativamente da produção do material, por intermédio da equipe do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça. Tais documentos auxiliam os operadores do Direito na utilização das referidas Convenções. Mais informações sobre a Cooperação Jurídica Internacional podem ser obtidas no portal do Ministério da Justiça.
Fonte: Ministério da Justiça
NOVÍSSIMO
Curso On-line de
Qualificação Profissional nas Atividades Notariais e Registrais - Aborda o Novo Código e Normas e o Novo CPC
COM CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO
PROFISSIONAL EMITIDO PELA
ESNOR- ESCOLA SUPERIOR DE NOTÁRIOS E
REGISTRADORES
Qualifique-se ou qualifique os colaboradores do seu
cartório,
ou atualize-se sobre os procedimentos diários do seu
cartório.
Capacitar os profissionais para a atuação prática nas serventias notariais e registrais,
além de proporcionar o conhecimento necessário para o ingresso e permanência na respectiva
função.
Até mesmo os novos ou já experientes titulares assistem ao curso para se atualizarem das rotinas do
cartório.
Colaboradores, auxiliares, escrevente dos cartórios extrajudiciais, oficiais e tabeliães, oficiais
substitutos, bem como recém-aprovados em concursos e interessados em ingressar na atividade e seguir carreira, seja como
colaborador contratado ou por meio de concurso público.
A qualquer momento o aluno poderá comprar e começar a fazer o curso, comprovar que é associado, e
terá acesso às aulas, as provas on-line e as provas escritas durante 3 meses.
O curso completo terá 50h/aulas aproximadamente (link da grade de aulas), dividido da seguinte forma:
Módulos de aulas de vídeo:
Módulo I - Conhecimentos Gerais do Direito Brasileiro, Aspectos Gerais sobre os
Serviços Notariais e Registrais e Ética Profissional, Técnicas de Atendimento ao Público e
Relacionamento com Clientes.
Módulo II - Conhecimentos Específicos nas disciplinas das cinco
serventias: Tabelionato de Protesto, Tabelionato de Notas. Registro de Imóveis (RI), Registro Civil das Pessoas Naturais
(RCPN) e Registro de Títulos e Documentos / Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RTDPJ),
Fóruns de Discussão “ON LINE”:
1. Esclarecimentos de dúvidas (Há um fórumon-line onde você poderá fazer consultas,
deixar suas dúvidas e opiniões)
2. Ná área do aluno você poderá baixar os materiais didáticos como apostilas, Pdfs,
Slides e as provas que serão respondidas em gabarito pela internet e outras provas descritivas que você vai
imprimí-las, responder e enviar pelos correios para avaliação para a equipe pedagógica da
ESNOR..
Fazem parte do quadro docente do Curso Preparatório professores renomados, magistrados, doutores, mestres e
especialistas que atuam em várias Faculdades e Cursos Específicos da Área e Oficiais Registradores e
Tabeliães de Protestos e Notas que figuram no quadro da diretoria e associados da SERJUS-ANOREG/MG, compartilhando as suas
experiências teóricas e práticas com os alunos do curso.
Serão disponibilizadas atravéz de um link com senha no site www.serjus.com.br, e os alunos terão acesso através de senha e
instruções que serão enviadas para o e-mail do aluno pelo Suporte Técnico.
Os alunos que
alcancarem 80% de aproveitamento do curso, receberão na sua casa pelos correios, o "Certificado de Qualificação
Profissional" para atuar nos serviços notariais e registrais das serventias extrajudiciais, que será emitido pela ESNOR
- Escola Superior de Notários e Registradores.
O aluno terá suporte técnico durante todo o período em que ele estiver fazendo o curso e
poderá tirar dúvidas técnicas com o suporte pelo e-mail suporte@serjus.com.br, telefone, skype, facebock, e
formuários. Todas as indormações de contato seguirão assim que o aluno receber os dados de
acesso.