Cidadãos e empresas de 12 estados, entre eles o Paraná, e do Distrito Federal agora podem checar em alguns cliques se estão em situação regular nosCartórios de Protestos de Títulos. Desde o dia 15 de maio, está no ar o site www.pesquisaprotesto. com.br/. Para fazer a consulta, basta digitar o número do CPF ou CNPJ e selecionar o estado de origem.
Um aplicativo de celular também está disponível para download, por enquanto só para os da marca Android. A consulta é gratuita e faz parte da campanha “Restrição Não é Bicho Papão”, que quer incentivar o cidadão a se informar a respeito de suas dívidas públicas.
O site e o aplicativo foram desenvolvidos pelo Instituto, que não tem fins lucrativos e reúne 562 cartórios brasileiros. De acordo com dados do IEPTB, cerca de 120 mil pessoas são protestadas por ano só no estado do Rio. Levantamento deste ano, feito até abril, mostra que 91 mil pessoas já foram convocadas para regularizar a situação no estado. OsCartórios de Protestos de Títulos são órgãos vinculados aos Tribunais de Justiça (TJs).