Até o fim do mês, todos os dados catarinenses devem ficar disponíveis
Santa Catarina será o primeiro estado do Brasil a disponibilizar informações do registro civil para o banco de dados do Governo Federal. A iniciativa quer integrar até junho de 2015 os dados de todas as regiões do país. Informações de nascimento, óbito e casamento farão parte do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC).
O SIRC foi desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e é gerido pelo Ministério da Previdência Social. A iniciativa pretende evitar fraudes na previdência e no sistema financeiro.
O projeto piloto fará de Santa Catarina referência nacional. Até o fim do mês, todos os dados catarinenses devem ficar disponíveis.
O sistema do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) foi escolhido pela eficiência e por ser modelo quando o assunto é a centralização de dados. Os cartórios do estado já estão alimentando a base de dados do TJSC através do Selo Digital. Na prática, com as informações unificadas, os cartórios serão interligados, o que deve dificultar a falsificação de documentos, além de ajudar a diminuir fraudes na previdência, no sistema financeiro, e até mesmo no comércio.