Com a Central Notarial de Transferência Veicular (CNTV), sistema eletrônico lançado em março de 2024 pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), que permite checar a autenticidade dos registros de transferência de veículos em Minas Gerais, os Cartórios de Notas do Estado já impediram mais de R$ 20 milhões em fraudes.
Para conscientizar a população sobre a importância da plataforma eletrônica, o Bom Dia Minas da TV Globo, conversou com o assessor jurídico do CNB/MG, Márcio Fonseca, que explicou sobre a eficácia da ferramenta, como tem auxiliado os cartórios e os benefícios para os cidadãos.
Entre outubro de 2024 e julho deste ano, foram identificadas mais de 20 mil tentativas de negociação irregular, que poderiam gerar prejuízos a compradores, vendedores e ao próprio Estado. “A realização da consulta antes do reconhecimento de firma, o cidadão tem acesso aos dados do proprietário e ao histórico do veículo e a partir disso saber se há impedimento no veículo como, por exemplo, multas, trazendo mais segurança para as partes nas transferências veiculares”, enfatizou Márcio Fonseca.
Clique aqui e confira a matéria completa!
Fonte: CNB/MG