Na última segunda-feira (31/03), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi palco do lançamento da 2ª edição do livro “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os Serviços Notariais e de Registro”, do desembargador Marcelo Rodrigues. O evento, organizado pelo CNB/MG em parceria com o TJMG, contou com a presença do presidente da entidade, Victor de Mello e Moraes, e dos diretores Eduardo Calais e Gilson Soares Lemes Júnior.
O evento ressaltou a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto dos serviços notariais e de registro, especialmente para os profissionais do setor. A 2ª edição do livro, editada pelo CNB/MG e de autoria do desembargador Marcelo Rodrigues, traz atualizações relevantes sobre o impacto da LGPD nas práticas notariais.
O presidente do CNB/MG, Victor de Mello e Moraes, expressou o orgulho da entidade em apoiar a obra, destacando sua relevância para a atualização e capacitação dos profissionais da área. “Reafirmo o nosso compromisso com o incentivo ao estudo. Essa obra já havia sido produzida há cinco anos e agora surge a oportunidade de reeditá-la. Agradeço muito ao desembargador Marcelo Rodrigues, pois, no extrajudicial, em determinados momentos, temos carência de doutrina. Então, essa obra será de grande valia no nosso dia a dia e para a tomada de decisões”, afirmou.
O desembargador Marcelo Rodrigues, durante a abertura, expressou sua satisfação com o lançamento da obra. “Gostaria de dizer da minha alegria e da minha satisfação em estar lançando essa nova edição aqui na nossa casa, que é o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Espero que esse gesto, modesto e ao mesmo tempo significativo, possa ser replicado no futuro por todos os meus colegas da área. Que nós possamos usufruir desse espaço, que também é de convivência”, pontuou.
O lançamento do livro também contou com a participação do diretor do CNB/MG, Eduardo Calais, que abordou a relevância do tema para o setor, e de Gilson Soares Lemes Júnior, que destacou a relação do TJMG com a classe notarial e registral. “É uma obra que vai contribuir significativamente para os cartórios de notas e de registro de Minas Gerais e de todo o Brasil, pois trata de um tema árido e desafiador, que é a LGPD. Além disso, inclui um capítulo sobre Inteligência Artificial, assunto que hoje está em evidência nos cartórios. Sem dúvida, será útil para todos nós”, comentou Calais.
“A participação do Tribunal é fundamental, pois essa é a instituição que nos fiscaliza. Portanto, este lançamento é muito representativo e trará bons frutos para a classe”, acrescentou Gilson Soares Lemes Júnior.
A cerimônia, realizada no hall do Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, também contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, além de magistrados, advogados, familiares e amigos do autor. O evento reforçou o compromisso do CNB/MG com a inovação e a capacitação dos profissionais da área notarial e registral, mantendo-se sempre alinhado às exigências da legislação vigente.
Fonte: CNB/MG