O ano de 2024 foi um marco para a atividade registral e notarial em Minas Gerais. Em entrevista à Serjus-Anoreg/MG, o presidente da entidade, Ari Álvares Pires Neto, destacou as principais conquistas da categoria e as expectativas para 2025.
“A principal conquista da categoria ao longo de 2024 foi a implementação de forma generalizada do registro digital. No registro de imóveis, trabalhamos com serviços como os de certidões, matrículas online, portal de assinaturas e de digitalização, pesquisa de bens por CPF e por CNPJ, sistema de informações geográficas do regime de imóveis do Brasil, o mapa, que é a localização através de coordenadas georreferenciadas de imóveis em toda e qualquer local do nosso território, além de um diário registral, no qual publicamos todos os nossos registros e editais,” afirmou Ari.
A modernização tecnológica foi um dos pilares do desenvolvimento em 2024, permitindo maior agilidade, transparência e acessibilidade aos serviços cartorários. Além disso, o ano foi marcado por avanços legislativos importantes para o setor.
“Acredito que, todo o desenvolvimento tecnológico foi a grande evolução do ano de 2024. Mas além disso no Estado de Minas Gerais, nós tivemos a aprovação na Assembleia, estamos aguardando a sanção do governador do Estado, com modificações na nossa lei de emolumentos na maneira como praticamos os atos, isso tudo para haver uma evolução, com a participação de outros poderes tais como o Ministério Público, a Defensoria Pública e a advocacia do Estado, que passam a nos ajudar no dia a dia das nossas atividades”, comentou o presidente da entidade.
Além dos avanços operacionais e legislativos, a Serjus-Anoreg/MG também investiu no fortalecimento da associação e no suporte aos seus membros. Segundo Ari Álvares Pires Neto, a entidade alcançou resultados expressivos no desenvolvimento de serviços e na interação com os poderes.
“Quanto à associação em si, a Serjus-Anoreg/MG, nós tivemos um desenvolvimento dos nossos produtos, do plano de saúde, do acompanhamento, da prestação de informações jurídicas, dos cursos preparatórios para os concursos e cursos de atualização para notários e registradores, além de um relacionamento institucional com os poderes, um desenvolvimento cada vez maior com o Poder Executivo, com o Legislativo e, principalmente, com o Judiciário, que é quem nos fiscaliza, regulamenta e no qual nós temos uma ótima interação”, pontuou.
Expectativas para 2025
Com base nos resultados obtidos em 2024, as perspectivas para 2025 são otimistas. A Serjus-Anoreg/MG continuará promovendo a modernização tecnológica, buscando ampliar o acesso e a eficiência dos serviços notariais e registrais em Minas Gerais.
Além disso, a entidade reforçará o diálogo institucional com os três poderes, garantindo que as demandas da categoria sejam atendidas e que as transformações necessárias para beneficiar a sociedade sejam implementadas.
O presidente finalizou destacando que a Serjus-Anoreg/MG está preparada para enfrentar os novos desafios, mantendo o compromisso com a excelência nos serviços prestados e o fortalecimento da categoria.