Em setembro de 2024, o Estádio Mineirão completou 59 anos de história, se consolidando como um dos principais marcos esportivos e culturais de Minas Gerais. O estádio, que foi inaugurado em 5 de setembro de 1965 e se tornou um cenário de momentos inesquecíveis do futebol brasileiro, foi construído em um terreno doado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A história do Mineirão começou ainda antes de sua construção, com um convênio assinado em 1960 entre o Estado de Minas Gerais, a União e a UFMG. O acordo, firmado em 25 de fevereiro daquele ano, estabeleceu a cessão de 300.000 m² de terreno na região da Pampulha, com o objetivo específico de construir o estádio.
Assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek e pelo ministro da Educação, o documento original foi o único instrumento que formalizou a participação da União como parte interessada no projeto.
As informações constam no Relatório Final da Comissão Especial designada pela Portaria nº 005 de 03 de fevereiro de 2012, conforme mencionado no documento complementar do Tomo I. Nele, a comissão destaca que o comodato inicial não incluía um prazo específico, prevendo a construção não só de um estádio de futebol, mas também de um complexo esportivo com áreas para práticas esportivas variadas e acomodações para delegações: o Mineirinho.
Nos dias de hoje, a doação de um terreno, ou imóvel, deve ser feita por meio da Escritura Pública de Doação, ato feito e assinado por meio do qual uma das partes doa determinado bem (móvel ou imóvel) para outra e registrada em cartório.
Um dos maiores estádios do país
Desde então, o Mineirão passou por reformas importantes, incluindo uma grande modernização para a Copa do Mundo de 2014, que ampliou sua capacidade e infraestrutura.
Durante as obras para o evento, o Mineirão foi inteiramente reestruturado para se tornar uma arena moderna e multifuncional. Os assentos foram substituídos por cadeiras numeradas e o estádio ganhou áreas de hospitalidade, como camarotes, lounges e áreas VIP, além de um novo sistema de acessibilidade, com rampas e elevadores para garantir o acesso facilitado a todos os setores. A renovação incluiu também um novo sistema de iluminação, telões de alta definição e um gramado preparado para suportar a intensa utilização, atendendo aos mais altos padrões da FIFA.
Fonte: AssCom da Serjus-Anoreg/MG