O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Unaí, no Noroeste do Estado, com apoio da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promoveu, no dia 6/9, a primeira cerimônia de casamento comunitário da Comarca. Foram celebradas as uniões civis de 159 casais que viviam em união estável.
A iniciativa, realizada sob a coordenação da juíza responsável pelo Cejusc e titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Unaí, Alissandra Ramos Machado Matos, contou com o empenho das equipes do Centro Judiciário e da 3ª Vice-Presidência, além das parcerias com a DPMG, o MPMG, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Unaí, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Unaí e diversos voluntários da região.
Sonho realizado
O casal Alessandra dos Santos e Fábio Junior Custódio Ferreira oficializou o matrimônio na cerimônia promovida pelo Cejusc de Unaí. Os noivos, que estão juntos há 10 anos e já têm dois filhos, agradeceram pela oportunidade. “Estamos muito ansiosos, mas também muito felizes. Ficou tudo lindo. Melhor do que a gente esperava”, disse a noiva.
Outro casal beneficiado pela iniciativa do Cejusc foi Aline Ordenhes e Robert Welis, que também disseram estar bastante satisfeitos com a iniciativa. “Estamos juntos há um ano e oito meses e, agora, estamos realizando um sonho. Fomos muito bem atendidos e achamos tudo perfeito”, disse a noiva.
Quem também participou da cerimônia de casamento comunitário em Unaí foi o casal Aline Martins e Iago Nunes, que está junto há quatro anos e elogiou o evento. “Nunca imaginamos que seria assim. Está tudo perfeito. A banda é ótima e a decoração está linda. Ficamos muito felizes com o atendimento e com a cerimônia”, ressaltou Aline Martins.
A juíza coordenadora do Cejusc de Unaí, Alissandra Ramos Machado Matos, ressaltou a alegria em participar de uma ação como o casamento comunitário e a importância dos Centros Judiciários na promoção da cidadania. “É muito gratificante para mim, como juíza de Direito, estar aqui em um dia tão especial e tão sonhado pelos casais. É muito importante poder sair de trás da mesa de audiência, da nossa rotina do dia a dia, de julgar processos, de resolver problemas, para servir à sociedade com um evento social dessa grandeza”, afirmou.
Para a magistrada, tudo só foi possível devido à existência do Cejusc, do TJMG. “Ele nos proporciona a possibilidade de fazer esse trabalho tão bonito, de poder servir à sociedade. Ficamos muito surpresos com a grande procura dos interessados de Unaí e encerramos nosso projeto com quase 160 casais celebrando o amor. E não é só o amor que comemoramos neste evento, mas também a concretização de vários direitos sociais previstos na nossa Constituição Federal, dentre eles, um dos mais importantes, que é a constituição da família”, disse.
Presenças
Além dos casais, madrinhas, padrinhos, equipes da 3ª Vice-Presidência do TJMG e do Cejusc de Unaí, compareceram ao evento diversas autoridades locais. Compuseram a mesa de honra do primeiro casamento comunitário da comarca: a juíza coordenadora do Cejusc, Alissandra Ramos Machado de
Matos; o defensor público estadual Antônio Soares da Silva Júnior; o promotor de Justiça Maikon André Oliveira Dias; a oficiala do Cartório de Registro Civil Magda Alice da Silva; a chefe de Secretaria do Cejusc, Jaciara de Fatima Alves Regis; e o comandante do 28º Batalhão da PMMG, Amerson César Lourenço Braga.
Fonte: TJMG