Notícias

07/09/2024

Homenagens marcam a abertura do 31º Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais e 10º Congresso Notarial Mineiro

Belo Horizonte (MG) – Uma cerimônia com a presença de cerca de 300 pessoas entre notários, registradores, colaboradores das serventias extrajudiciais de Minas Gerais, autoridades e representantes de classe da atividade marcou a abertura do "31º Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais & 10º Congresso Notarial Mineiro", promovidos pela Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG) e pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), na noite desta sexta-feira (06/09), na Faculdade de Direito da UFMG, em Belo Horizonte.

Voltado para os profissionais da área e interessados em temas relevantes para as categorias, o evento deste ano propõe o debate de questões atuais e futuras da atividade notarial e registral, reunindo especialistas que apresentarão o que há de mais moderno e relevante para os cartórios mineiros.

Em seu discurso de abertura, o presidente da Serjus-Anoreg/MG e do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), Ari Álvares Pires Neto, relembrou as vezes em que esteve presente no auditório da Faculdade, assistindo ao seu pai, que foi professor e diretor por muitos anos. “Declaro aberto os Congressos e espero que nossos trabalhos que se iniciaram hoje e terminam amanhã sejam extremamente frutíferos”, disse.

Victor de Mello e Moraes, presidente do CNB/MG, em seu discurso, destacou a realização do evento na Faculdade de Direito da UFMG. “É muito honra o CNB/MH promover um evento em um lugar emblemático como este. Espero que todos aproveitem e saiam daqui com muitas novidades”.

Mesa de abertura

Além dos anfitriões dos eventos, a mesa de abertura teve a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha e Afrânio Vilela; o deputado estadual Roberto Andrade (PRD); a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros; o desembargador do TJMG Marcelo Rodrigues; e o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Ricardo Rabelo.

O deputado estadual Roberto Andrade falou da alegria em receber os colegas do interior e da capital de Minas Gerais “para discutir a nossa atividade, a nossa categoria. Nossa classe cada vez mais está mostrando sua importância para os negócios jurídicos”. O deputado ainda lembrou o primeiro congresso da Serjus-Anoreg/MG realizado na Faculdade de Direito da UFMG.

“Sinto satisfação pela oportunidade de participar da abertura deste evento. O que está sendo produzido nos cartórios pelas novas tecnologias tem propiciado à nossa sociedade uma prestação de serviços mais ágil e moderna. As palestras do evento focam em algum desafio gerados pelos tempos contemporâneos, como a inteligência artificial, crise climática de crédito de carbono e a certificação eletrônica”, destacou o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, que ainda falou das soluções tecnológicas implementadas pelo Tribunal, promovendo a integração das serventias extrajudiciais ao sistema de processo eletrônico.

Homenagens

Durante a abertura oficial, ocorreu a entrega da medalha Tabelião Abílio Ottoni Guedes Sarmento, pelo CNB/MG, a pessoas que contribuíram ativamente para o desenvolvimento do notariado mineiro; e da medalha Nicolau Balbino Filho, pela Serjus-Anoreg/MG, para a atuação de personalidades que deram contribuição relevante para o desenvolvimento, aprimoramento e consolidação dos serviços extrajudiciais em Minas Gerais e no Brasil.

Foram agraciados pelo CNB/MG os ministros do STJ, Afrânio Vilela e João Otávio de Noronha; o desembargador Marcelo Rodrigues; a vice-presidente do CNB/MG e presidente do SINOREG/MG, Walquiria Mara Graciano Machado Rabelo; a advogada e presidente da comissão nacional de relações institucionais da ABMCJ, Helena Delamonica; a tabeliã do 2º Ofício de Notas e Oficial do Registro de Títulos e Documentos de Santa Luzia/MG, Maria Adélia Tófani Gonçalves Machado; e a desembargadora do TRF-6, Mônica Jacqueline Sifuentes, representado pelo chefe de gabinete, Edmundo Veras dos Santos Filho.

Foram agraciados pela Serjus-Anoreg/MG, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; o vice-presidente de relações institucionais do CORI-MG, Luciano Dias Bicalho Camargos, e a tabeliã do 3º Tabelionato de Notas de Belo Horizonte, Darlene Triginelli, que foi representada pelo filho.

Um dos momentos marcantes da cerimônia ficou por conta de Mônica Tófani Werneck, substituta do Cartório do 2° Ofício de Notas de Santa Luzia e membro do conselho fiscal do CNB/MG; e Wânia Triginelli, coordenadora da ESNOR e tabeliã do 3° Ofício de Notas de Muriaé, que entregaram uma homenagem póstuma à Yara Maria Cabral Sarmento, tabeliã do 2º Tabelionato de Notas de Itajubá e 2ª vice-presidente do CNB/MG, que faleceu no dia 11 de maio deste ano, e que foi representada por seus filhos, Aline e Tiago.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus-Anoreg/MG e do CNB/MG


•  Veja outras notícias