Notícias

03/07/2024

Presidente da Serjus-Anoreg/MG comparece à posse da nova Direção do TJMG

Na noite da última segunda-feira (01/07), o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi empossado como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e Estevão Lucchesi como corregedor-geral de Justiça, para o biênio 2024-2026. A cerimônia ocorreu no Palácio das Artes e contou com a presença de diversas autoridades. A solenidade também marcou a posse dos demais membros da nova Direção. O presidente da Serjus-Anoreg/MG, Ari Álvares Pires Neto, esteve presente ao evento.

Além de Corrêa Junior, 56º presidente eleito para o cargo de presidente da instituição, e Estevão Lucchesi, foram empossados Marcos Lincoln dos Santos como 1º vice-presidente, Saulo Versiani Penna como 2º vice-presidente, Rogério Medeiros como 3º vice-presidente, e Kárin Emmerich como vice-corregedora-geral de Justiça.

Ari Álvares Pires Neto expressou sua satisfação em participar da posse da nova Direção, destacando a expectativa de um futuro ainda mais tecnológico e promissor para os serviços extrajudiciais em Minas Gerais.

“É com grande satisfação que estive presente na posse da nova Diretoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no qual o desembargador Corrêa Junior foi eleito presidente, trazendo a parte tecnológica como futuro do Tribunal de Justiça”, finalizou.

Discursos

Antes da posse o agora, ex-presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, discursou, enfatizando o sentimento de dever cumprido e agradecendo a todos que contribuíram com o seu trabalho durante os últimos dois anos.

“Com o sentimento do dever cumprido, deixo a atividade administrativa para retornar, integralmente, à função jurisdicional, cônscio da importância singular do Judiciário para ordem pública e o Estado Democrático de Direito”.

Posteriormente, os novos dirigentes do Tribunal de Justiça fizeram o juramento e assumiram seus cargos. Com a lavratura do termo de posse e as assinaturas do presidente da sessão e dos empossados, a Direção tomou assento à mesa de honra, substituindo os integrantes anteriores.

Em seu discurso oficial, o agora presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, relembrou o início da sua jornada jurídica em Minas Gerais e relatou sua gratidão e honra em ser eleito presidente da instituição. Ele também disse que nunca pensou em exercer uma profissão que não fosse esta.

“Para mim, é uma grande honra receber esse encargo. Desde que ingressei na magistratura mineira, em 1992, orgulho-me de ser juiz de direito. Dediquei-me, assim como o fizeram e o fazem juízes e juízas, diuturnamente, nas diversas comarcas do estado, a prestar a jurisdição e a cumprir as demais obrigações da nossa função com a alegria e a satisfação pelo que fazemos e pelo resultado deste tão nobre trabalho. Nunca, nem por um dia, desejei outra profissão; ao contrário, sempre fui grato por ter recebido essa missão”.

Autoridades presentes

Estiveram presentes na mesa de honra o, agora, ex-presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite; a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; o ex-1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Souza; o ex-2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Luís Dresch; a ex-3ª vice-presidente do TJMG, Ana Paula Nannetti Caixeta; o ex-corregedor-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais e agora presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; a ex-vice-corregedora de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias; a ministra Maria Elizabeth Teixeira Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal Militar; o procurador-geral de Justiça e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Jarbas Soares Junior.

Ainda compuseram a mesa o senador Carlos Viana; o deputado federal Duarte Junior; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; o presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Mônica Sifuentes; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), desembargador Jadir Silva; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região (TRT3), Denise Alves Horta; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Gilberto Pinto Monteiro Diniz; a defensora pública geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Minas Gerais (OAB-MG), Ângela Parreira de Oliveira Botelho; o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o procurador-chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais, Carlos Henrique Dumont Silva; e o superintendente Regional da Polícia Federal em Minas, Richard Murad Macedo.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus-Anoreg/MG


•  Veja outras notícias