Cartórios premiados comemoram conquistas na 19ª edição da premiação
Minas Gerais tem reconhecida a melhor e mais eficiente prestação de serviços notariais e registrais do país. O lugar de destaque foi conquistado em dezembro de 2023, na Cerimônia Nacional da 19ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), onde o estado mineiro bateu o recorde de inscrições com 31 cartórios premiados, atingindo o maior número de todo o país.
O corregedor-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, ressaltou a importância da posição de Minas Gerais no ranking de qualidade dos cartórios e como o PQTA influencia na excelência dos serviços prestados.
“A participação no Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), reconhecido como referência no setor, é fortemente recomendada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais e pela Corregedoria Nacional de Justiça. Este envolvimento é visto como uma materialização do esforço e dedicação contínuos para aprimoramento e inovação na gestão e atendimento das unidades de notas e registro em todo o país. Participar do PQTA é uma oportunidade valiosa de contribuir para o aperfeiçoamento da atividade extrajudicial, resultando em melhorias significativas na qualidade do serviço oferecido em prol do cidadão”, pontuou o corregedor.
Para o corregedor, a premiação de 31 serventias mineiras, conquistando o primeiro lugar no Brasil, reflete o compromisso e dedicação dos delegatários, interinos e prepostos, atestando a competência, segurança e sustentabilidade dos serviços em Minas Gerais.
“Este resultado também deve ser atribuído ao fortalecimento das atividades de orientação da Corregedoria-Geral de Justiça, destacando a implementação de diretrizes para maior entrosamento entre as Direções do Foro, equipes técnicas e serventias, bem como a padronização de procedimentos notariais e de registro. Ressalto, ainda, que a premiação de serventias vagas, ocupadas por prepostos nomeados pela Casa Correcional, adiciona ainda mais relevância a esse reconhecimento”, considerou Corrêa Junior.
Critérios que fazem a diferença nas serventias
Para o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, os 10 critérios do Prêmio PQTA que englobam Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação; Compliance, e Continuidade do Negócio, são meticulosamente selecionados para abranger as particularidades da área extrajudicial.
“Eles avaliam, assim, não apenas a qualidade dos resultados, mas também as condições do ambiente de trabalho, a capacitação da equipe e a segurança e saúde ocupacional. Esses critérios fornecem um retrato abrangente da serventia, possibilitando uma classificação justa durante a premiação”, considerou.
Ele enfatiza que o levantamento do PQTA não somente reconhece a excelência, mas também fornece um diagnóstico para melhorias, na busca pela satisfação do usuário, no investimento em educação corporativa, segurança, informatização, inovação, compliance, bem como na implementação de normas de integridade e anticorrupção. “Proporcionando que, ao final da premiação, cada cartório possa, por meio do relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, ajustar o que pode ser melhorado, adotar novas boas práticas e trabalhar na continuidade e qualidade do serviço prestado”.
“Destaco a importância do critério "Gestão da Continuidade do Negócio" por distinguir cartórios com quatro prêmios “Diamante” consecutivos, ou oito participações consecutivas no PQTA, motivando as serventias premiadas a aprimorarem continuamente seus processos, elevando os padrões dos serviços notariais e de registro”.
Cartórios premiados
Assíduos no PQTA desde 2020, o Cartório do 2° Ofício de Notas de Montes Claros, uma das serventias mineiras que conquistaram o prêmio Diamante nessa edição comemora o título. “Sempre entendi que a gestão é essencial para a boa administração da serventia. As ferramentas de gestão, checklists de verificação e as auditorias do PQTA fazem com que o sistema seja efetivo e duradouro para aprimorar e melhorar nos diversos aspectos da Qualidade”, ponderou a tabeliã Vivianne Romanholo.
Participando pela primeira vez, o Cartório de Registro de Imóveis de Guanhães já foi destaque como único cartório de Minas premiado na categoria bronze. “Inscrevemos o cartório para aprimorarmos nossos serviços e atendimento, acreditamos que com a participação estaremos ainda mais no caminho rumo à excelência no atendimento”, compartilhou o oficial Augusto Catão.
O 1º Cartório de Notas de Igarapé também participou pela primeira vez, mas já conquistou a menção honrosa na 19ª edição da premiação. “Eu sempre vi, admirava e respeitava o prêmio. Achava que era algo que poderia acrescentar, mas nunca tinha tido a oportunidade de fazer. Contribuía de outras formas, mas essa será a primeira vez que participaremos ativamente”, revelou o tabelião Eduardo Calais, pontuando a satisfação pela menção no evento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Serjus-Anoreg/MG