Documento de Gahbi Borges passa a ter 'não-binário' no campo 'sexo'
Aos 35 anos, Gahbi Borges renasceu. E a prova está na sua certidão de nascimento. O artista, que se identifica como não binário, conseguiu retificar o documento, que agora consta que ele não se identifica com os gêneros masculino e feminino, desde segunda-feira (15/1), quando recebeu o novo registro. Gahbi se identifica tanto com os pronomes ele/dele quanto ela/dela.
Acompanhado da mãe, Vera Adelaide, e da advogada Cíntia Cecílio, Ghabi deixou de ser Gabriel Rodrigues Borges, do sexo masculino, para se tornar Gabriel Rodrigues Lopes de Siqueira Borges, do sexo não-binário, mantendo o nome de anjo dado pelos pais. Além de retificar o sexo, o ator decidiu acrescentar os sobrenomes da mãe e da avó materna.
Gabriel, que dá vida a Polvilho na novela ‘Elas por elas’, é a primeira pessoa a conseguir, em uma ação individual na Justiça do Distrito Federal, o direito de ter a certidão sem a marcação de gênero. A decisão veio em dezembro de 2022. A vontade de se ver representado em seu documento veio após descobrir um caso no Rio de Janeiro de uma pessoa que havia conquistado o direito à retificação.
Fonte: Estado de Minas