Notícias

01/11/2023

Cejusc Itinerante leva serviços do Judiciário à população de municípios do Vale do Mucuri

 

A iniciativa teve a participação da equipe do Cejusc de Águas Formosas 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Águas Formosas, e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizaram, em 24/10 e 25/10, mais uma ação itinerante, atendendo moradores dos municípios de Bertópolis e Santa Helena de Minas, no Vale do Mucuri. A iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos ao Judiciário e aos serviços de cidadania e do sistema de Justiça. Ao todo, após os dois dias de evento, foram realizadas 12 sessões de conciliação, celebrados 11 acordos e prestados 39 atendimentos de cidadania.

Moradora de Bertópolis, Ângela de Souza Santos relatou sua satisfação com o evento: “O atendimento foi muito bom. Não precisei sair da cidade. Eu não esperava ser tão rápido”, afirmou.

O coordenador do Cejusc de Águas Formosas, juiz Paulo Victor de França Albuquerque Paes, expressou sua alegria com a ação. “Foi muito satisfatório levar o Judiciário até os cidadãos dos municípios de Bertópolis e Santa Helena de Minas, que pertencem à Comarca de Águas Formosas. Através do Cejusc Itinerante, foram realizadas audiências conciliatórias, as quais, em sua grande maioria, obtiveram êxito, além de inúmeros atendimentos para orientações e o devido direcionamento ao cidadão que nos consultava", afirmou.

O magistrado ressaltou ainda a importância do oferecimento de diversos outros serviços à população, com o apoio de parceiros. "É com enorme gratidão e alegria que encerramos os eventos, dando continuidade, no entanto, ao atendimento à população da forma mais atenciosa e efetiva possível”, frisou o magistrado, acrescentando que, por meio do Cejusc Itinerante, o TJMG reforça o compromisso de levar à sociedade formas adequadas de solução de conflitos.

Joel Alves Souza e Eugênia da Silva de Souza, por exemplo, oficializaram o divórcio durante a ação em Santa Helena de Minas. “Achei muito bom. Eu não teria condições de pagar pelo divórcio. Foi uma benção o pessoal do Cejusc vir aqui em Santa Helena de Minas. Só tenho que agradecer”, afirmou Joel Souza. Eugênia da Silva de Souza também expressou seu contentamento: “Como a sessão de conciliação já estava agendada, o atendimento foi muito rápido. Não precisei ir até Aguas Formosas, porque, se precisasse, iria demorar mais”, disse.

Parceiros

Além do TJMG e do Ministério Público de Minas Gerais, participaram do evento as prefeituras de Bertópolis e Santa Helena de Minas e suas respectivas secretarias, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), a OAB, o Sine, os Correios, o TRE-MG, a Polícia Civil de Minas Gerais, o INSS, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o SENAR, a Cemig, a Copasa, A Copanor, a Cedavet, a Emater, a Faculdade Milton Campos, a FACMINAS, o Cartório de Registro Civil local, o Recivil e voluntários locais.


FonteTJMG

 


•  Veja outras notícias