Brasília (DF) – O presidente da Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG), Ari Álvares Pires Neto, participou da Sessão Solene em homenagem aos 180 anos do Registro de Imóveis, que aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (23/10). A homenagem foi requerida pela deputada Luísa Canziani (PSD-PR).
O Registro de Imóveis do Brasil, criado em 1843, tem uma longa e rica história na proteção e garantia dos direitos de propriedade no país, tendo se consolidado como uma ferramenta fundamental para a segurança jurídica nas transações imobiliárias.
Ao longo desses 180 anos, o Registro de Imóveis tem sido um dos principais responsáveis pela manutenção da estabilidade jurídica nas transações imobiliárias, colaborando para o desenvolvimento da economia e para a geração de emprego e renda em todo o país.
“Essa comemoração dos 180 anos é celebrar a história da segurança jurídica, confiabilidade e do progresso do Brasil. Desde a criação do primeiro registro geral de imóveis, em 1843, esse sistema surgiu visando em garantir o crédito, mas tornou-se a base para o base para o desenvolvimento da propriedade e a garantia dos direitos dos cidadãos. Ao longo de décadas, o registro de imóveis do Brasil foi evoluindo e adaptando-se aos desafios e necessidades da sociedade”, destacou o presidente da Serjus-Anoreg/MG.
Também estiveram presentes na sessão o presidente do Operador Nacional do Registro (ONR), Flauzilino Araújo; o vice-presidente do Registro de Imóveis (IRIB), José Arimatéia Barbosa; o presidente do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), Flaviano Galhardo; o diretor institucional da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), Alex Silveira Canziani; a diretora da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Moema Locatelli Belluzzo; os deputados federais Hugo Motta (Republicanos-PB), Rafael Pazenti (MDB-SC) e Rodrigo de Castro (União-MG); deputado estadual e ex-presidente da Serjus-Anoreg/MG, Roberto Andrade (Patriota); o ministro do Turismo Celso Sabino, além de representantes das Anoregs estaduais.
Flauzilino Araújo disse que “celebrar os 180 anos do Registro de Imóveis na Câmara dos Deputados representa muito para a classe”, pois a atividade surgiu para apoiar o desenvolvimento do Brasil.
“Falar do registro de imóveis, necessariamente, é falar da segurança jurídica que essa atividade proporciona ao mercado financeiro, aos corretores de imóveis e, principalmente, ao usuário do serviço: o cidadão”, destacou o ministro do Turismo Celso Sabino.
Já o diretor institucional da CNR, Alex Canziani, parabenizou a todos que vêm promovendo a regularização fundiária pelo país, atividade de grande importância realizada pelos cartórios de Registro de Imóveis. “Quero parabenizar cada colega em todo o Brasil. Os registros são feitos gratuitamente e é gratificante ver a emoção das pessoas, que às vezes estavam morando durante 30, 40 ou 50 anos em determinado local sem o registro da propriedade. Através desse trabalho que fazemos diariamente, estamos levando cidadania aos brasileiros”, disse.
A presidente da Anoreg/PA e diretora da Anoreg/BR, Moema Locatelli Belluzzo, disse que “a homenagem tem uma enorme importância para a atividade registral e notarial. É uma grande satisfação estar aqui hoje representando a Anoreg Pará e a Anoreg Brasil celebrando os 180 anos do Registro de Imóveis, e entre as presenças ilustres aqui, inclusive o ministro Celso Sabino, que é do Pará e falou palavras maravilhosas aqui sobre a atividade. Também parabenizo todos os registradores de imóveis pela segurança jurídica, pelo registro da propriedade e pela regularização fundiária”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus-Anoreg/MG (Com informações da Anoreg/BR)