Notícias

12/09/2023

Com mais de 50 casamentos mensais, cartório de Santa Luzia realiza matrimônio em formato diferenciado

Noivos têm direto a cerimônia de 30 minutos com convidados, música e até bênção das alianças 

O casamento é um passo muito importante na vida do casal. Ao tomar a decisão de “juntar as escovas de dentes” surge também o dilema de como será realizado o enlace matrimonial. Ao calcular os custos, muitos casais optam apenas pelo registro em cartório, abrindo mão da cerimônia. Na parte alta de Santa Luzia (MG), bem à moda mineira, em meio a um cenário histórico, a titular do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Santa Luzia, Luciana Rodrigues Antunes, tem a solução para esses(as) noivos(as), oferecendo a possibilidade de uma cerimônia de 30 minutos, com direito, além do juiz de paz, à bênção do pastor, padre ou outro religioso, convidados, fotógrafos e cinegrafistas, e até convidados. 

O modelo de casamentos que tem agradado os casais e transformou o Cartório Rodrigues Antunes em referência na região metropolitana, surgiu durante a pandemia, conforme detalhou a titular. “Nós precisávamos distanciar os casamentos um do outro para fazermos a higienização da sala com álcool nas cadeiras. Então a gente dava um intervalo de uma hora entre um casamento e outro. E também para não haver aglomeração de pessoas no local. Os casais gostaram muito desse modelo e continuamos fazendo todos os dias da semana e sábado também com esse intervalo. Pois aí dá tempo de ter uma cerimônia mais alongada, poder contar um pouco a história dos noivos caso eles queiram, com música, fotógrafo, uma bênção de alianças, ou seja, um mini-casamento”. 

Luciana Antunes frisa que mesmo os casamentos encaminhados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que são realizados através dos benefícios da assistência judiciária e da gratuidade de emolumentos são realizados da mesma forma. “Ano passado foram feitos 38 casamentos gratuitos no Teatro aqui da cidade. Em outra ação, foram reunidas pessoas carentes das cidades que estavam habilitadas no CRAS, tanto daqui do cartório, quanto do cartório Brito que é do distrito de São Benedito. Nós fizemos mais de 60 casamentos gratuitos nesse dia”. 

Devido a grande procura pela oficialização do casamento, ela explica que qualquer pessoa pode se casar no cartório desde que “tenha mais de 18 anos, esteja com todos os documentos necessários e a habilitação exigida. A gente faz uma média de 50 a 60 casamentos por mês”.

Em relação aos casamentos online que são tendência, a oficial Luciana comemora e possibilidade no cartório que atua. “Já conseguimos autorização também no fórum para realizar o casamento por videoconferência, mas ainda não realizamos porque os casais gostam de fazer os casamentos presencialmente, não é mesmo? Ainda não tivemos a oportunidade de fazer nenhum por videoconferência”.

 

Conheça a história do cartório

Localizado atualmente à rua Floriano Peixoto, 451 - Centro - Santa Luzia/MG, o Cartório Rodrigues Antunes foi inaugurado em 1889 e muitos oficiais já estiveram à frente desta serventia. “Em 2023, completo 16 anos aqui. O cartório funcionava como se fosse itinerante, já trocou várias vezes de lugar. Esteve no Fórum, na rua Direita e agora na rua Floriano Peixoto”, contou a oficial Luciana Antunes. 

“Estamos sempre tentando atender da melhor forma possível aos usuários. Nós priorizamos o atendimento dos casamentos, porque tem um espaço que a gente pode dividir as salas, ou seja, atendimento ao usuário comum e de celebração de casamentos”, concluiu Luciana.

 

Fonte: Serjus-Anoreg/MG


•  Veja outras notícias