O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) estão com as inscrições do concurso público para cartórios extrajudiciais. A quantidade de vagas oferecidas é a segunda maior na área do país. “O concurso do Paraná é um dos mais esperados, pois todos os cartórios do estado já estão instalados, funcionando, ao contrário de outros estados em que os vencedores do concurso terão que implantar novas unidades. São 503 ofícios vagos, sendo 326 por provimento e 177 por remoção”, conta o coordenador do curso preparatório Concurso de Cartório, Heverson do Valle.
As inscrições devem ser feitas até 18 de fevereiro pelo site www.ibfc.org.br do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, organizadora do concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200. Podem concorrer bacharéis de Direitos e pessoas que exerceram a função notarial ou registral por dez anos ou mais. Serão destinadas 5% das vagas a pessoas com deficiência.
O concurso é composto por seis etapas. A primeira será uma prova objetiva com 100 questões aplicadas no dia 30 de março. Segundo Heverson do Valle, a etapa inicial é classificatória e as notas costumam ser altas. “Para se diferenciar o candidato deve apostar em questões específicas sobre Direito Notarial e Registral, buscando estudar conteúdo específico destas áreas”, completa.
Histórico
Em julho de 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que fosse realizado no Paraná concurso público para o preenchimento de cartórios extrajudiciais. Ao todo, cerca de 31% das 1,1 mil serventias paranaense eram ocupadas por não concursados.
O certame foi marcado para o dia 8 de dezembro de 2012, o qual foi suspenso por uma liminar do CNJ baseado em pedidos de candidatos, que alegaram problemas técnicos na aplicação da prova.