A cerimônia de abertura do XXX Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais e do V Encontro Estadual do CORI-MG promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus/Anoreg-MG) e pelo Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG) aconteceu na noite desta sexta-feira (07/07), na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, retornando ao mesmo local onde foi realizado o primeiro congresso da Serjus/Anoreg-MG, em 1999.
Sob a temática central: "Da escrita à pena à inteligência artificial: a evolução dos registros públicos no Brasil", a abertura reuniu cerca de 400 pessoas, entre autoridades, representantes de classe dos serviços notariais e de registro, tabeliães, registradores, colaboradores, advogados e estudantes.
Compuseram a mesa de abertura o presidente da Serjus/Anoreg-MG, Ari Álvares Pires Neto; a presidente do CORI-MG, Ana Cristina Maia; o ex-governador, ex-senador e ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Augusto Anastasia; o corregedor-Geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Correa Junior; o deputado estadual Roberto Andrade; o desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues; a deputada federal Luiza Canziani; o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Portugal Bacellar; e o diretor da Faculdade de Direito da UFMG, professor Hermes Vilchez Guerrero.
Em sua fala, Ari Álvares Pires Neto fez grande referência à Faculdade de Direito da UFMG, que foi o berço para a formação de diversas personalidades mineiras conhecidas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Minas Gerais e do país. Ele ainda se emocionou ao relembrar que foi aluno da Faculdade, onde seu pai foi diretor por muitos anos.
“É uma das poucas faculdades onde o ex-aluno tem essa paixão e verdadeira comoção com o que se espera de uma faculdade, onde os professores ensinam para que todos possam ter no dia a dia o melhor da faculdade”, disse Ari.
“Fizemos o primeiro congresso da Serjus aqui na Faculdade de Direito e quis refazer esse caminho. Essa é uma casa de todos, independente de terem estudado aqui ou não, e que recebe a todos de braços abertos (...). Estamos aqui hoje comemorando 20 anos da primeira turma que ingressou nas serventias mineiras por meio de concurso público, estamos celebrando também 180 anos do Registro de Imóveis e 50 anos da Lei de Registros Públicos”, finalizou o presidente da Serjus/Anoreg-MG.
Ana Cristina Maia, presidente do CORI-MG, também relembrou os 20 anos do primeiro concurso de Minas Gerais, do qual faz parte, pois foi quando assumiu o cartório de Registro de Imóveis de Mariana. “Foi um marco, porque foi um concurso muito difícil, que teve até boletim de ocorrência na polícia”, relembrou.
“Pensando neste olhar para o passado e no olhar para o futuro, estamos vivendo em uma outra era. E temos que nos reinventar. Sei que é difícil, mas estamos num momento de desafio”, completou.
A presidente do CORI-MG finalizou sua fala destacando os temas que foram abordados no primeiro dia do encontro, passando pelo início do Registro de Imóveis no Brasil, a Lei do Vigário, Lei da Terra, passando pela usucapião extrajudicial, ONR e a tokenização.
Medalha Nicolau Balbino Filho
Durante a cerimônia de abertura do evento, Ari Álvares Pires Neto e Ana Cristina Maia fizeram a entrega da Medalha Nicolau Balbino Filho. A comenda destaca a atuação de personalidades que deram contribuição relevante para o desenvolvimento, aprimoramento e consolidação dos serviços extrajudiciais em Minas Gerais e no Brasil.
Receberam a homenagem o ex-governador, ex-senador e ministro do Tribunal de Contas da União, Antonio Augusto Anastasia; a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros, representada pelo vice-presidente da entidade, Eduardo Calais; o vice-presidente da Serjus/Anoreg-MG e oficial do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte (MG), Fernando Nascimento; e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus/Anoreg-MG