A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoveu mais uma edição do Casamento Comunitário. Desta vez, a iniciativa extrajudicial aconteceu em Pedro Leopoldo e formalizou a união civil de 27 casais residentes no município. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (16/11), no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA/MG), com a presença da defensora pública-geral do Estado, Raquel da Costa Dias, entre outras autoridades.
Com a colaboração de diversos parceiros, a solenidade não deixou nada a dever às tradicionais, e contou com ornamentação especial, entrada dos noivos no tapete vermelho ao som da marcha nupcial, dama de honra, troca de alianças, benção ecumênica e distribuição de bem-casados e de presentes doados por parceiras e parceiros da iniciativa.
Pronunciamentos
Em seu pronunciamento, a defensora-geral Raquel da Costa Dias fez agradecimentos aos parceiros, às defensoras e defensores públicos e às servidoras e servidores envolvidos na iniciativa, “sem os quais não seria possível esta celebração”.
Raquel Dias destacou a importância da cerimônia para a Defensoria mineira e, sobretudo, para os casais “que oficializam seu amor nesta oportunidade em que a Defensoria, juntamente com os parceiros, oferece a vocês a oportunidade de regularizar sua união e, com isso, fortalecer a família”.
Ao finalizar, a defensora-geral desejou felicidades aos noivos. “Que hoje seja o primeiro de muitos sonhos que vocês realizem. Que sejam muito felizes e contem sempre com a instituição Defensoria Pública na vida de vocês”, afirmou.
A defensora pública Lígia Olímpio de Oliveira, em atuação na Unidade da DPMG em Pedro Leopoldo e uma das gestoras do projeto, agradeceu à defensora pública-geral por “viabilizar nosso compromisso de trazer assistência jurídica a praticamente todas as áreas da justiça estadual em Pedro Leopoldo e, hoje, por proporcionar a celebração do amor”.
Lígia Olímpio agradeceu nominalmente a todas as parceiras e parceiros do casamento, reforçando a vocação da Defensoria Pública e o propósito comum das “instituições comprometidas em fazer valer sua real razão de existência”.
“Nossa instituição é o mais efetivo instrumento de concretização de direitos e da cidadania, portanto, quando os representantes do povo se aliam à Defensoria Pública estão reafirmando seu papel de proteger a voz e celebrar direitos de toda uma população, principalmente das pessoas que rotineiramente são caladas por tantas e tantas violações”, concluiu a defensora pública.
A vice-prefeita de Pedro Leopoldo, Ana Paula Santos, representou a prefeita Eloísa Helena de Freitas Pereira, de quem leu uma mensagem de agradecimento e felicitações aos casais.
“É muito bom poder contribuir de alguma forma para a realização do sonho de vocês se casarem. Para nós, apoiar, junto à Defensoria Pública, a concretização desta união é uma grande honra. Desejo, em nome da nossa gestão, que todos vocês celebrem o amor e a alegria do matrimônio e tenham garantidos todos os direitos relativos à união. Que a alegria faça morada no lar de vocês”.
Presenças
Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia, entre elas a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; o vice-presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, vereador Warley Alves da Silva; o juiz de Paz Manoel da Cunha Neto; o assessor militar da DPMG, ten. cel. PM William de Oliveira Machado, representando a Polícia Militar de Minas Gerais; o representante da Paróquia Santo Antônio, padre Domicio Moreira Nascimento; o representante da Igreja Assembleia de Deus, pastor William Alves da Silva; o coordenador do Centro Espírita Bezerra de Menezes, Lucas Soares de Azevedo; defensoras; defensores públicos; servidoras; servidores; estagiárias e estagiários da Defensoria.
Realização
Esta foi a segunda vez que a Defensoria mineira realizou o Casamento Comunitário em Pedro Leopoldo. Desde a primeira celebração da iniciativa, cerca de 8.000 pessoas já oficializaram sua união por meio dos Casamentos Comunitários da DPMG.
A ação é realizada por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) e tem o objetivo de dar oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e realizarem o sonho da cerimônia nupcial.
Parceiros
São parceiros institucionais dessa ação a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdição e Tutelas do município e os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais com Atribuição Notarial dos Distritos de Fidalgo, Doutor Lund e Vera Cruz de Minas.
Também participaram em parcerias Aninha Doces, Confeitaria Artesanal, Pra Sempre – By Fabi Rodrigues – Cerimonial e Eventos, Arte Festa Decorações, Festa é Festa – Locação de Materiais e Mobiliário, Grupo Musical Ma í Bí Vozes, Instituto Mix de Profissões e Grupo Yangzi.
Fonte: Defensoria MG