O Cartório de Registro Civil e Notas do Distrito do Barreiro, em Belo Horizonte, foi criado em 2003 por uma demanda da população. A serventia foi a primeira a realizar a expedição da primeira certidão de nascimento com o CPF de Belo Horizonte, em dezembro de 2015. E a primeira de Minas Gerais a celebrar casamentos por videoconferência, em 2020, além de realizar parte do projeto piloto para lavratura de atos eletrônicos de Notas, sendo que o uso do e-Notariado hoje é rotina no Barreiro.
“A serventia foi uma demanda da população, os barreirenses estão acostumados a resolver tudo aqui na região e possuem muito orgulho de ser do Barreiro e aqui querem fazer suas compras e ter acesso aos serviços de que necessitam”, explica a oficial Letícia Maculan.
A oficial assumiu a titularidade do cartório em 2007, completando 15 anos à sua frente em agosto. O cartório já esteve em três instalações diferentes e atualmente se encontra no ViaShopping do Barreiro. “Nosso cartório possui amplas instalações para mais conforto e comodidade dos usuários e possuímos mais de 50 empregados, que desempenham suas funções tanto no Registro Civil quanto no Tabelionato de Notas”, explica Letícia.
De acordo com a oficial, os auxiliares e escreventes do cartório estão preparados para bem atender a população. “Todos fazem curso de grafotécnica e documentoscopia, bem como recebem treinamentos regulares. Já estamos preparados para a conciliação e mediação em cartório, e nas nossas instalações temos seis salas de reunião, devidamente preparadas”.
Todos os serviços on-line autorizados por lei ou pelo CNJ ou CGJ são prestados no cartório. São celebrados casamentos por videoconferência, atos lavrados pelo e-Notariado, além de terem atendimento on line, pelo whatsapp, e-mail e Instagram.
Quer participar da nossa campanha?
Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Cartórios em Foco” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.
Participe!
Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus-Anoreg/MG