Notícias

03/08/2022

Em entrevista, Ministro do Desenvolvimento Regional destaca financiamento da casa própria

Daniel Ferreira foi entrevistado pelo programa Brasil em Pauta, exibido pela TV Brasil.

O programa Brasil em Pauta, exibido pela TV Brasil e comandado pelo jornalista Paulo La Salvia, entrevistou o Ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, acerca do crescimento dos financiamentos via fundos constitucionais. O programa foi transmitido no último domingo, 31/07/2022, e abordou diversos assuntos, tais como tecnologias para gerenciamento de riscos e prevenção de catástrofes, saneamento básico e transposição do rio São Francisco, dentre outros temas.

De acordo com a notícia divulgada pela Agência Brasil, entre janeiro e maio deste ano, houve um aumento de R$ 6 bilhões em contratações de crédito via fundos constitucionais, o que representa 41% a mais do que o mesmo período do ano passado. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Na área da Habitação, abordada no segundo bloco do programa, Ferreira destacou que a ampliação do prazo máximo de financiamento da casa própria, que passará de 30 para 35 anos “vai dar 8% a mais de capacidade de financiamento para famílias. [Com isso], a gente traz de volta aquela família que não conseguia comprar, ou a gente proporciona a uma família [que já tem uma casa] um imóvel melhor”. O Ministro afirmou que a Medida Provisória (MP) com essa previsão aguarda Sanção Presidencial e que a mesma MP, quando aprovada, também permitirá que os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sejam utilizados como caução nas parcelas. O entrevistado ainda ressaltou as novas condições de contratação de financiamento imobiliário. Segundo Daniel Ferreira, as faixas de renda familiar foram atualizadas e os subsídios ampliados. “O subsídio já aumentou, em alguns municípios do Brasil, em mais de 200%, desde o início do programa Casa Verde e Amarela”, declarou o Ministro.

Os fundos constitucionais estão previstos na Constituição Federal, sendo três ao todo: o do Nordeste, o do Norte e o do Centro-Oeste. Tais fundos contam com uma receita equivalente a 3% de toda a arrecadação da União com impostos de produtos industrializados e o imposto de renda, de acordo com o Ministro, que ainda ressaltou que a receita dos três fundos é de R$ 15 bilhões por ano. Entretanto, segundo Ferreira, o valor pode ser de três a quatro vezes maior.

Assista a entrevista disponibilizada no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=DL93VKZ6XO4 

 

Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil e da TV Brasil.


•  Veja outras notícias