Notícias

20/07/2022

Cartório de Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Arinos auxilia associações rurais a fazerem registros

Confira a nova reportagem do projeto Cartório em Foco da Serjus-Anoreg/MG

O Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Arinos foi inaugurado em 1996 na comarca que abarca os municípios de Arinos,  Chapada Gaúcha, Uruana de Minas e Urucuia na região noroeste de Minas Gerais. De acordo com a oficial, Luciane  Pimentel Nunes Galvão, a  região possui inúmeros projetos de assentamento. “Muitas associações rurais fazem seus registros na serventia, recebendo os benefícios que as mesmas fazem  jus”, explica.

A serventia está localizada na Av. Aristóteles Fernandes Valadares, n° 1.681 desde 2012, quando Luciane assumiu a titularidade do cartório. “Assim que assumi o cartório, precisei fazer algumas mudanças para melhorar a acessibilidade dos usuários, e colocá-lo em um ambiente amplo e confortável, atendendo aos ditames legais e às  necessidades dos usuários”.

A evolução da serventia passa pelos livros e documentos redigidos através da  máquina de escrever, pelo disquete, CD, pen drive e agora, o armazenamento na nuvem.  A implantação do selo digital a alguns anos, trouxe também uma facilitação no trabalho eliminando quase totalmente o risco de erros e agilizando os processos de registro. “Atualmente, a serventia está totalmente interligada  às Centrais, fazendo o atendimento tanto online como presencial”, comenta a oficial.

A  fim de auxiliar a comunidade em suas garantias jurídicas e em suas  necessidades, a serventia emite certificados digitais, inclusive por videoconferência, reduzindo o custo dos moradores que  necessitavam viajar 300 km ida e volta a Unaí para emitir seus certificados. “O cartório passou em 2015 a emitir CNPJ, que impactou significativamente, haja vista que na  cidade não há agência da Receita Federal, e os documentos eram enviados de forma manual para a cidade de Montes Claros (700 km ida e volta), onerando e retardando os processos necessários”, explica Luciane.

Projetos Sociais

O cartório participou da campanha do  agasalho e cobertor, feita na cidade para auxiliar as pessoas mais carentes. Em parceria com o poder público municipal, a serventia também participou no projeto municipal da criação da Central das Associações de Arinos, auxiliando na regularização da  documentação das associações bem como na correção de documentos, a fim de facilitar o acesso aos órgãos necessários.

Quer participar da nossa campanha?

Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Cartórios em Foco” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Participe!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus-Anoreg/MG


•  Veja outras notícias