Notícias

01/07/2022

Serjus/Anoreg-MG e CORI/MG dão início ao XXIX Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais e do IV Encontro Estadual do CORI-MG

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus/Anoreg-MG) e o Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG) promoveram na manhã desta sexta-feira (01/07), em Belo Horizonte, a cerimônia de abertura do XXIX Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais e do IV Encontro Estadual do CORI-MG.

Cerca de 400 pessoas, entre autoridades, representantes de classe dos serviços notariais e de registro, tabeliães, registradores e advogados acompanharam a abertura do evento, que tem como tema principal “As inovações e tendências do extrajudicial brasileiro”, e que acontece até sábado (02/07).

Em sua fala, o presidente da Anoreg/Serjus-MG, Ari Álvares Pires Neto, falou da alegria em realizar o XXIX Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais de forma presencial, depois de mais de dois anos sem realizar o evento. Ele cumprimentou a todos os presentes da mesa e destacou o trabalho feito pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes, presente ao evento.

“O desembargador Gilson conseguiu transferir a seu candidato o apoio que conquistou entre os seus pares, demonstrando que o trabalho, a dedicação, a permanente interlocução jurídica, são fundamentais para a obtenção de uma gestão eficiente, proativa, e realizada para os magistrados, servidores e jurisdicionados”.

Ari ainda falou da conquista obtida pela classe com a aprovação da Lei Complementar 166, que altera a Lei Complementar nº 59, de 18 de janeiro de 2001, que contém a organização e a divisão judiciárias do Estado de Minas Gerais. “Muito ainda há de ser feito e muitas conquistas hão de vir”, disse Ari, desejando em seguida um ótimo evento a todos os participantes.

A presidente do CORI-MG, Ana Cristina de Souza Maia, falou que “esse congresso acontece após um período de intensas restrições e acontece em um momento em que a gente precisa de muita união. Com muita felicidade eu vejo aqui notários e registradores compromissados com a nossa atividade, com a defesa da nossa atividade e da importância que ela tem para a vida do cidadão”, disse. “Esse congresso foi feito para isso, para promover essa união”, completou.

Em sua fala, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares Lemes, informou que está encerrando seu mandato. A posse do desembargador José Arthur Filho como presidente do Tribunal, para o biênio 2022-2024, ocorre nesta sexta-feira (1º/7).

“Minha trajetória permite demonstrar meu interesse particular no trabalho prestado pelos cartórios extrajudiciais, ao mesmo tempo em que revela que fui uma testemunha privilegiada do trabalho dos cartórios no estado. Com base nessa minha experiência, posso afirmar que os cartórios extrajudiciais desempenham um trabalho de qualidade e os que ali laboram são comprometidos com a importante missão para eles foi delegada”, disse.

Medalha Nicolau Balbino Filho

Durante a cerimônia de abertura do evento, a Serjus/Anoreg-MG fez a entrega da Medalha Nicolau Balbino Filho. A comenda destaca a atuação de personalidades que deram contribuição relevante para o desenvolvimento, aprimoramento e consolidação dos serviços extrajudiciais em Minas Gerais e no Brasil.

Receberam a homenagem o registrador de imóveis de Contagem, João Marques de Vasconcelos, representado por seu filho Ênio Vasconcelos; o tabelião do 6º Tabelionato de Notas de Belo Horizonte, João Teodoro da Silva; e o desembargador e presidente da 21ª Câmara Cível Especializada do TJMG, Marcelo Rodrigues.

O presidente da Anoreg/Serjus-MG, Ari Álvares Pires Neto, também foi homenageado durante a cerimônia de abertura.

Mesa de abertura

Também compuseram a mesa de abertura do evento o deputado federal Rodrigo de Castro (União-MG); o deputado estadual Roberto Andrade (Avante); o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais (CNB/MG), Victor de Mello Moraes; a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Conselho Federal (CNB/CF) Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros; o presidente do Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Minas Gerais (IRTDPJ Minas), Anaximandro Lourenço Azevedo Feres; o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Jordan Fabrício Martins; o presidente do Instituto de Estudos de Protestos do Brasil Seção Minas Gerais (IEPTB-MG), Leandro Gabriel Moura Teixeira; e o diretor de relações institucionais do Registro de Imóveis do Brasil, Juan Pablo Corrêa.  

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Serjus/Anoreg-MG

 

 


•  Veja outras notícias