CNB-CF recebe convite para participar da Assembleia do Notariado argentino e detalhar o funcionamento da Central Notarial brasileira.
Buenos Aires (Argentina) – No início do mês de dezembro de 2013, o Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF), representado por seu presidente, Ubiratan Guimarães, pelo ex-presidente, José Flávio Bueno Fischer, e pelo gerente executivo da Seccional de São Paulo, Rodrigo Villalobos, apresentou, em Buenos Aires, a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC).
A apresentação, realizada durante reunião da Assembleia Ordinária do Notariado Argentino, contou com a presença dos presidentes das Seccionais das 21 Províncias argentinas, além de toda a diretoria do Conselho Federal do Notariado Argentino.
Durante o encontro, o presidente do CNB-CF realizou a exposição acerca da criação e da administração da CENSEC pelo notariado brasileiro, o que empolgou os líderes argentinos a desenvolverem sistema semelhante, principalmente porque na Argentina a transmissão da propriedade se dá com a escritura pública, sendo de grande interesse social a possibilidade de localização rápida dos atos públicos lavrados pelos notários.
Outro tema de debate focou na necessidade de integrar o notariado argentino nas questões atinentes à Certificação Digital, assim como estabelecer uma maior aproximação doutrinária entre Brasil e Argentina, com o objetivo de fortalecer o notariado em ambos os países.