Notícias

15/02/2022

Carlos Eduardo Cesar completa 40 anos à frente do Cartório de Registro de Imóveis de Diamantina

Confira a nova reportagem do projeto Cartório em Foco da Serjus-Anoreg/MG

Neste mês, o registrador Carlos Eduardo Cesar comemora 40 anos como titular do Registro de Imóveis de Diamantina, que por sua vez, completa 157 anos de existência esse ano. 

Graduado em Direito e especializado em Direito Público, Empresarial, Notarial e Registral, o registrador é cidadão honorário do município de Presidente Kubitschek, no qual já recebeu medalha presidente JK e colar do mérito da corte de contas ministro José Maria de Alkmim. 

Grande apoiador de causas sociais, Carlos Eduardo Cesar é um dos padrinhos na VEM – Vila Educacional de Meninas - e faz um trabalho voluntário, por eleição, na Mesa Administrativa da Santa Casa de Caridade de Diamantina, que gerencia grande parte da saúde de uma macrorregião

O registador se orgulha muito do marco alcançado, pois por meio dele pode ver as modificações dos atos e a evolução do direito. “Estar registrador na comarca de Diamantina por essas quatro décadas me possibilitou vivenciar um pouco do sistema francês de transcrição até o fólio real com a matrícula do imóvel. É uma profissão que exige muito. Muita atenção, muito trabalho, muito estudo e muita resiliência. Mas, é uma profissão extremamente envolvente! Busco cumprir minha missão com muita dedicação,  sempre focado na  segurança jurídica, na legalidade e na paz social”, celebra o tabelião. 

Ainda segundo Carlos Eduardo, o atual desafio do sistema de Registro de Imóveis no Brasil é fazer a transição para o sistema eletrônico. “Como trata-se de um cartório muito antigo, as inovações estão sempre acontecendo. Busco estar sempre desenvolvendo meu ofício de forma a melhorar cada dia mais a prestação dos serviços à nossa comarca. A informatização, sem dúvida, representa uma grande ferramenta de inovação na busca dessa melhoria. O indicador real e o indicador pessoal, escriturados de forma eletrônica, ajudam numa prestação de serviço mais célere e segura. Estamos bem avançados na digitação dos livros de transcrições. Possuímos um banco de dados interno, que nos possibilita armazenar um histórico de ocorrência relevante, nos favorecendo na análise dos pedidos de certidão e na qualificação dos títulos, com um simples cruzamento de dados interno”, explica.

Por meio da plataforma CRI-MG, a serventia atende pelo e-protocolo, certidões eletrônicas e visualização de matrículas. 

Para ampliar os canais de comunicação com todos os públicos que utilizam os serviços do cartório - como cidadãos, advogados, engenheiros, arquitetos, contadores, despachantes, imobiliárias, corretores, agrimensores ou qualquer outra categoria profissional – e que precisam de informações, o cartório disponibiliza na plataforma do Whatsapp Business um atendimento automático. 

Durante a pandemia

Sobre o trabalho realizado pela serventia durante a pandemia, o oficial explicou que mantendo as regras sanitárias foi possível trabalhar sem interrupção, mesmo sofrendo com o impacto causado pela pandemia. Como foi verificado que um dos grandes gargalos era o atendimento ao cidadão e aos profissionais, a criação do atendimento automático via Whatsapp foi muito bem recebido. Este atendimento em complemento ao atendimento de balcão, contém informações básicas, modelos de requerimentos e declarações,  tudo para facilitar e agilizar.

Quer participar da nossa campanha?

Os interessados em compartilhar novidades, mudança de endereço, aniversário de instalação, novo projeto social ou iniciativa inédita, envie as informações para marina.lopes@infographya.com, com o assunto “Cartórios em Foco” e inclua o telefone no corpo do e-mail. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.

Participe!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Serjus-Anoreg/MG


•  Veja outras notícias