A segunda palestra do Encontro da Qualidade Anoreg, promovido pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), nesta quinta-feira (25/11), abordou o tema “Liderança e Equipe” nos cartórios extrajudiciais.
A apresentação ficou por conta da registradora de Imóveis em Londrina e doutoranda em Ciências Jurídicas, Caroline Feliz Sarraf Ferri, e da diretora do grupo Txai, Denise Fernandes da Cruz, enquanto a moderadora da mesa foi a diretora executiva da Anoreg-BR, Fernanda de Almeida Abud Castro.
Na ocasião, a registradora Caroline Feliz Sarraf Ferri ressaltou a função do líder de influenciar pessoas com o foco nas metas das organizações. Nesse sentido, segundo ela, as premiações do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) desafiam líderes e equipes na busca de melhorias pela qualidade da prestação dos serviços extrajudiciais à sociedade.
“O papel dos gestores das serventias é conduzir pessoas a um objetivo. Sempre participei do PQTA em razão do sentimento de valorização, da autoestima, da simbologia criada com o reconhecimento do trabalho da equipe. É isso que o PQTA faz: muda a autoestima de todos nos cartórios”, afirmou ela, que contou sobre a vivência que teve com as lideranças e equipes das serventias extrajudiciais ao longo dos últimos 12 anos.
Durante a apresentação, Caroline Feliz Sarraf Ferri listou as principais características que precisam ser desenvolvidas pelo líder. “O papel dos gestores das serventias é conduzir pessoas a um objetivo. Todos os líderes têm uma visão inspiradora, como de estar no PQTA e, antes disso, de organizar os procedimentos da casa. Outro ponto importante é ser íntegro para a equipe confiar e seguir esse líder, quem precisa ter autoconhecimento e confiança em si”, informou.
Criatividade, positividade, resiliência e resistência frente aos desafios foram mais algumas características mapeadas, além de manter o grupo unido diante de uma proposta, dedicar o tempo na preparação das pessoas, ajustar o contexto ao propósito, causar mudanças e saber lidar com as emoções.
A moderadora do evento, Fernanda de Almeida Abud Castro, falou sobre a necessidade do líder ter um olhar mais profundo da gestão das serventias extrajudiciais, além da importância de manter a equipe unida. “Oriento os cartórios que não tiveram oportunidade de se inscrever no PQTA, que revejam os requisitos com mais tranquilidade no site da Anoreg Brasil. É importante eles se prepararem e adequarem à premiação no próximo ano”, sugeriu.
A diretora do grupo Txai, parceria dos cartórios extrajudiciais brasileiros no treinamento de notários e registradores, Denise Fernandes da Cruz, reforçou que os líderes precisam impulsionar o cartório a prestar os serviços extrajudiciais de forma inovadora. “É preciso entregar o serviço com segurança jurídica, rapidez e gerar satisfação para as pessoas. Hoje, a entrega precisa ser mais rápida e assertiva. Os cartórios que não fizerem esse movimento serão substituídos”, afirmou a estudiosa no assunto.
Segundo ela, quem está a frente desse movimento é o líder, quem precisa estar em processo de evolução. “Em contrapartida, a equipe vem junto uma vez que a liderança é admirada e traz resultado. Portanto, o líder precisa comunicar, olhar para si e se conhecer”, apontou.
Para isso, primeiro é necessário conhecer as habilidades adquiridas. “Alguns líderes são mais executores enquanto outros são planejadores, ou mais comunicadores e analíticos. Os treinamentos de liderança ajudam o líder a olhar para si e constatar que precisam suprir deficiências, por exemplo, com a contratação de outros profissionais, com o objetivo de entregar os serviços extrajudiciais de forma mais rápida e segura”, informou.
Depois da palestra “Liderança e Equipe” ocorreu a entrevista exclusiva de melhores práticas às 15horas. Para fechar a programação, durante a noite, aconteceu a premiação do PQTA e do PNA às 19 horas. Os eventos foram realizados de maneira remota pelo canal do Youtube da Anoreg-BR (www.youtube.com/c/AnoregBrasil).
Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg-BR