Liberação inédita pela Justiça da cidade resultou na celebração realizada no Cartório de Registro Civil do 4º Subdistrito
Em junho deste ano, Kele de Freitas Santos disse “sim” a Hélio Rodrigues Cardoso de Souza, no Cartório de Registro Civil do 4º Subdistrito, em Belo Horizonte. A cena seria comum se não fosse pelo fato de que Kele é uma detenta na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), no bairro Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte, que conseguiu uma autorização para sair da prisão e se casar. Esta liberação é inédita na Justiça da capital mineira.
A saída da sentenciada foi requerida pela Defensoria Pública ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), sendo concedida a autorização pelo juiz Luiz Carlos Resende dos Santos, uma vez que a Defensora Pública, Michelle Lopes Mascarenhas Glaser, havia feito um agendamento para o atendimento ao casal e a unidade prisional se disponibilizou a fazer a escolta e o traslado de Kele.
“Uma concessão justa e humana, importante na vida de uma pessoa, que deseja ter um laço de união”, declara o oficial substituto da serventia que realizou o casamento, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, ao projeto “Cartórios em Foco” da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG).
Kele e Hélio se conheceram quando eram moradores de rua há 9 anos. Durante o relacionamento, Hélio conseguiu um emprego e uma casa, e levou Kele para morar com ele, constituindo, assim, uma união estável. Em 2020, Kele foi condenada a 8 anos de prisão por um homicídio que ocorreu em 2014 e está cumprindo a pena na Apac. Contudo, o casal permaneceu junto e Hélio continuou visitando a namorada na unidade prisional, até que decidiram se casar.
De acordo com Rodrigues, a liberação inédita na Justiça de Belo Horizonte proporcionou a realização do desejo do casal, que antes mesmo da prisão da sentenciada tinha planos de registrar o casamento, o que foi possível após o pedido da Defensoria Pública e a autorização do TJMG. “Um momento importante e marcante para o Registro Civil”, destaca o oficial.
Participe do Cartórios em Foco
O seu cartório também tem uma história interessante para contar? Mudança de endereço, aniversário de instalação, projeto social ou iniciativa inédita? Entre em contato pelo e-mail livia.rocha@infographya.com, com o assunto “Cartórios em Foco” e inclua o telefone no corpo da mensagem. A equipe de Comunicação da entidade retornará o contato para dar continuidade à reportagem.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/MG