Notícias

21/12/2020

CORI/MG - A qualquer dia, a qualquer hora: RI lança assistente virtual

Criada pelo Registro de Imóveis de Pouso Alegre, ferramenta busca garantir praticidade aos atendimentos

Entregar serviços de qualidade e de forma rápida sempre foi uma prioridade para o cartório de Pouso Alegre. Durante a pandemia, esse compromisso foi ainda mais valorizado. Com a necessidade de distanciamento social, o atendimento remoto teve que ser intensificado e, dentre as medidas adotadas, foi criada uma assistente virtual. Livinha estreou no site da serventia e nos aplicativos de mensagens instantâneas nesta semana e promete ser uma grande aliada aos usuários.

Segundo o substituto Fabiano Lanini, as demandas mais comuns, recepcionadas pelos canais de atendimento remoto, que não requerem análise humana, poderão ser respondidas de forma padronizada via chat ou WhatsApp pela assistente virtual, possibilitando que o usuário tenha sua necessidade atendida a qualquer hora do dia ou da noite, sem precisar se deslocar até o cartório. Além disso, a automatização do atendimento permite que a serventia padronize a comunicação com o usuário e realoque colaboradores em outras atividades.

A implantação da ferramenta é mais uma maneira de responder às necessidades dos clientes de forma simples e rápida. “Nosso atendimento tem que ser como a gente deseja ser atendido, seja no balcão ou em qualquer outro canal de comunicação. O papel do cartório é ser um viabilizador de soluções para impulsionar a economia com segurança jurídica, e não um empecilho na vida das pessoas”, destaca.

Nesse primeiro momento, a assistente virtual foi programada para os seguintes serviços:

Disponibilização da lista de documentos necessários ao registro dos principais tipos de títulos;

Orientações sobre como protocolar um título eletronicamente, como solicitar certidões, como consultar o andamento de seu protocolo ou pedido de certidão, e relativas ao envio de documentos para cumprimento de exigências de protocolos em andamento;

Solicitação de orçamentos prévios, por meio de envio de arquivos ou fotos dos documentos que se pretende registrar, além de pedidos de boletos para pagamento sem custo adicional;

Agendamento de horários para atendimento presencial;

Solicitação de atendimento técnico para esclarecer dúvidas com os escreventes.

A assistente virtual chega para se somar a outras ações colocadas em prática pelo cartório nesse período. Em outubro, a serventia estreou o programa Registrou?, com a proposta de explicar os serviços executados pelos cartórios de imóveis de forma didática. Semanalmente, os conteúdos produzidos pela titular Lívia Carvalho são disponibilizados no InstagramYouTube e Facebook da serventia.

E as iniciativas não param por aí. O cartório de Pouso Alegre também promove palestras e treinamentos para estreitar o relacionamento com agentes do poder público e profissionais da iniciativa privada. “Esses canais de comunicação nos aproximam da sociedade e evidenciam a importância da nossa atividade para a população. É preciso atuar de forma proativa, para que a sociedade nos enxergue como agentes viabilizadores de soluções, capazes de contribuir de forma decisiva para os empreendimentos e para o desenvolvimento da cidade com segurança jurídica”, afirma a oficiala.

Fonte: CORI/MG


•  Veja outras notícias