Cerimônia reconheceu a atuação das serventias no desenvolvimento de práticas de qualidade
A noite da última sexta-feira, 11 de dezembro, foi especial para 136 cartórios de todo o país. Em uma inédita cerimônia virtual, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil apresentou os vencedores da 16ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA). Em Minas Gerais, 18 serventias foram reconhecidas, sendo 11 de atribuição registral. Confira todos os premiados.
Em decorrência da pandemia de Covid-19, o PQTA 2020 foi inteiramente realizado de forma virtual, inclusive as auditorias de certificação. “Esse projeto visa disseminar a cultura da qualidade e reconhecer os que a adotam para que os serviços sejam prestados com maior qualidade, eficiência e segurança”, explicou a coordenadora do Prêmio e diretora de Qualidade da Anoreg/BR, Maria Aparecida Bianchin, na abertura do evento.
Além das modalidades Diamante, Ouro, Prata e Bronze, os cartórios que conquistaram quatro certificações Diamante consecutivas receberam o prêmio Rubi Master. Já as serventias que completaram oito participações consecutivas, com crescimento, foram premiadas com o Rubi Evolução. Confira a lista dos cartórios mineiros premiados:
Prata
Registro de Imóveis de Coromandel – Prata
Ouro
Registro de Imóveis de Mariana – Ouro
Registro de Imóveis de Virginópolis – Ouro
Diamante
Registro de Imóveis de Extrema – Diamante
Registro de Imóveis de Itaguara – Diamante
Registro de Imóveis de Santo Antônio do Monte – Diamante
1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte – Diamante
1º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros – Diamante
2º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros – Diamante
2º Ofício de Registro de Imóveis de Uberlândia – Diamante
2º Ofício de Registro de Imóveis Governador Valadares – Diamante
Rubi Evolução
1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte
Rubi Master
1º Ofício de Registro e Imóveis de Belo Horizonte
2º Ofício de Registro de Imóveis de Governador Valadares
Nesta edição, o prêmio também reconheceu os cartórios que implementaram ações para garantir a continuidade do negócio, ou seja, medidas adotadas para enfrentar a crise sanitária provocada pelo coronavírus. O grande vencedor da votação popular foi o cartório de Balsas (MA), com 57% dos votos. Além de adaptar as instalações para melhor receber os colaboradores e clientes, a serventia também criou centrais de atendimento remotas e iniciou um atendimento drive thru, para que os clientes não precisassem sair do veículo para resolver a demanda.
Para a titular do Registro de Imóveis de Virginópolis, Michely Freire, os oficiais que se preocupam com a política de qualidade dentro do cartório alcançam excelentes resultados, que repercutem no atendimento ofertado ao cliente e no clima organizacional. “Na atualidade, prestar um serviço eficiente e de qualidade é uma necessidade intrínseca ao serviço registral. Toda a sociedade ganha quando os cartórios deslocam o seu olhar para a gestão”, afirma.
Esta também é a percepção da equipe do Registro de imóveis de Itaguara. Segundo a registradora Ana Lúcia de Morais, adotar um modelo de gestão com focos no usuário, na redução de prazos e na utilização dos processos de qualidade traz benefícios a todos. “A premiação é apenas um reconhecimento do esforço dos colaboradores na melhoria contínua. Toda equipe abraçou a causa, estão engajados e percebem que estamos prestando um serviço à população de extrema importância. Além da satisfação ao cliente, a sensação é de dever cumprido.”
Fonte: CORI/MG