Notícias

12/05/2020

Clipping - G1- Mortes por Covid-19 registradas nos cartórios de Minas são mais do que o dobro das divulgadas em boletins oficiais

Secretaria de Estado de Saúde informou que são 80 mortes provocadas pela doença. Portal de Transparência do Registro Civil informa que foram expedidos 143 atestados de morte pela Covid-19.

Dados de cartórios de Minas Gerais mostram que as mortes por Covid-19 são mais do que o dobro das que constam em registros oficiais. No Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (29), são 80 mortes confirmadas pela doença. Dezesseis em BH.

Mas o Portal de Transparência do Registro Civil mostra que no período de 16 de março, quando foi registrada a primeira morte oficial no país, até agora, foram expedidos 143 atestados de mortes pela Covid-19 no estado. Nesse mesmo período, em Belo Horizonte, os cartórios registraram 23 mortes pela doença.

O presidente do Sindicato dos Registradores Civis de Minas Gerais garante que o número é ainda maior. “Do dia 1 de abril ao dia 29, em Minas Gerais, são 167 mortes de Covid-19. Em BH, são 40 óbitos registrados”.

A Secretaria de Saúde de BH confirmou que o número de mortes na capital deve ser maior do que o divulgado oficialmente, porque há um atraso entre o registro da morte e a inclusão do dado no boletim oficial.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que, muitas vezes, o registro nos cartórios é feito como causa provável da morte e que, quando o motivo é comprovado por exame posterior, é possível fazer a mudança desta informação. Ainda segundo a Secretaria, somente os testes podem determinar se a causa do óbito foi por adoecimento pela Covid- 19. E reforçou que os dados publicados hoje são oficiais.

Fonte: G1


•  Veja outras notícias