A Comarca de Goiatins (TO) encerrou a digitalização dos processos físicos iniciada em fevereiro de 2013. Ao todo, foram inseridos 3.100 processos no sistema e- Proc, sendo 110 da secretaria, 812 da Vara Criminal e 2.178 da Vara Cível. Ao finalizar os trabalhos, o diretor do Foro, juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, reuniu os servidores e ressaltou a importância da empreitada. "Esta é uma conquista do povo de Tocantins, que ganha pela transparência e agilidade na condução desses feitos", declarou.
A equipe de digitalização contou com 13 servidores, efetivos e cedidos das prefeituras de Barra do Ouro, Goiatins e Campos Lindos. Para o desenvolvimento do trabalho, os servidores foram divididos em quatro grupos: o primeiro, de preparação para digitalização, com desautuação e retiradas de partes metálicas dos processos; o segundo, de digitalização e conversão em arquivo pdf; o terceiro grupo, de implantação no sistema e-Proc; e o quarto último grupo ficou responsável pela reautuação e certidões de conferências e baixa no sistema.
Até o momento, já estão totalmente digitalizadas as comarcas de Alvorada, Wanderlandia, Taguatinga e Goiatins. Com a implantação do e-Proc, que possibilitou a inserção de novos processos apenas por meio eletrônico, os esforços se concentram na digitalização dos antigos processos de papel. A administração tem oferecido o apoio necessário às comarcas para que o trabalho de digitalização seja realizado.
Treinamento - Além de organização cartorial e cumprimentos de atos, o Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) realiza, continuamente, treinamentos e acompanhamento nas comarcas para que os servidores possam executar com tranquilidade o procedimento de digitalização e inserção de documentos no sistema e-Proc. É um forma de unir forças para cumprimento da missão do Tribunal de Justiça do Tocantins, que visa garantir a cidadania por meio de uma justiça célere, segura e eficaz.