Notícias

20/01/2020

Registro de Imóveis de Montes Claros recebe premiação Diamante no Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR pela 3ª vez

O 1° Registro de Imóveis da Comarca de Montes Claros (MG) recebeu a premiação Diamante na última edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA). A cerimônia de entrega aconteceu no dia 28 de novembro de 2019, em Aracaju (SE), e reconheceu a excelência de gestão e qualidade no atendimento de 162 cartórios de todo o País.

Este foi o terceiro prêmio Diamante que a serventia conquistou em 4 anos de participação no PQTA. O 1° Registro de Imóveis de Montes Claros começou sua trajetória na premiação em 2015, quando foi condecorado na categoria Ouro. Nos anos de 2016, 2017 e 2019, a serventia conquistou o prêmio Diamante.  

Rosiane Rodrigues Vieira, titular da serventia desde 2013, conta que a participação do cartório no PQTA modifica positivamente o trabalho da equipe e os resultados da gestão. “Considero a participação muito importante sob dois pontos de vista. Primeiro a questão administrativa, já que nos força a fazer uma gestão mais frequente em processos, a manter ações documentadas, organizar procedimentos operacionais padrão, instruções de trabalho, código de ética, manual de compliance, entre outros. Essas são algumas preocupações que muitas vezes, fora do prêmio, nós não temos. E o outro ponto é a questão de incentivo à equipe, que fica muito motivada e tem muito mais engajamento para trabalhar nas ações executadas no decorrer de todo o ano”, relata a titular.

Os cartórios participantes do PQTA são avaliados com base em 10 critérios diferentes: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação e Compliance.

A registradora de Montes Claros relata algumas adequações implementadas pela serventia graças à participação no prêmio.

“Desde que começamos a participar do PQTA nós implementamos diversas mudanças. Primeiro foi a instituição de um Código de Ética e Conduta Profissional, que realmente contribui muito para o alinhamento do trabalho em equipe e para considerar o elemento ético na conduta de todos. Temos também um programa de capacitação interna, que é frequente e no qual organizamos diversos treinamentos para equipe, e um programa de financiamento de cursos para os escreventes, que é patrocinado pela serventia. Quanto a responsabilidade socioambiental, também houve uma mudança bem drástica. Reciclamos o papel, fazemos campanhas anuais para ajudar instituições, além de campanhas para a redução de consumo de água e de energia”, diz Vieira.

Ela conta também que as mudanças advindas do PQTA impactam o dia a dia da serventia, que passa a contar com um sistema de gestão de qualidade. “O cotidiano muda muito depois que você implementa um sistema de gestão de qualidade, porque todos os dias nós trabalhamos com metas claras para oferecer serviços cada vez melhores”, explica.

Nesta edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR, Minas Gerais foi o terceiro estado com o maior número de vencedores, com 19 Cartórios premiados: 11 na categoria Diamante, cinco na categoria Ouro e três na categoria Prata.

Clique aqui e veja a lista completa de premiados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Anoreg/MG


•  Veja outras notícias