Instalação do espaço trará pacificação social ao facilitar conciliações
A comarca de Arinos recebeu a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), nesta quarta-feira (18/12). O centro será coordenado pelo juiz Gustavo Obata Trevisan.
A solenidade em Arinos contou com a presença do juiz auxiliar da 3ª vice-presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Ricardo dos Santos de Freitas Véras.
“A conciliação e a mediação tem se revelado instrumento efetivo de pacificação social e de solução e prevenção de litígios”, disse o magistrado. Ele ressaltou ainda que o novo modelo, a conciliação pré-processual, ganha maior ênfase, objetivando que grande parte dos conflitos possam ser resolvidos sem que se tornem um processo judicial.
O desembargador enfatizou a importância deste novo modelo para a resolução de conflitos: “Contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, participativa e pacificadora”, concluiu.
Benefícios
O diretor do foro da Comarca de Arinos, Gustavo Trevisan, que vai coordenar a unidade, avalia que o Cejusc trará muitos benefícios à população: “A crescente judicialização dificulta a análise célere dos conflitos. A morosidade afeta a forma como a população enxerga o Poder Judiciário e a concepção de justiça”.
Para o magistrado, o conflito tem que ser ressignificado e as divergências podem servir de oportunidade de crescimento. “As partes têm interesses antagônicos, mas não precisam ser inimigas. O Cejusc contribui para que o conflito seja tratado com foco no real interesse por trás das pretensões apresentadas”, explicou.
De acordo com o magistrado isso auxilia a busca de soluções efetivas, de modo que as pessoas em conflito construam um acordo gerando ganho democrático e evitando a possibilidade de um novo processo que pode surgir quando a sentença desagrada alguém.
“A implantação do Cejusc é uma grande conquista para a população de Arinos. Temos agora uma estrutura para trabalhar o conflito, com salas confortáveis e amplas, contribuindo para a Justiça célere, efetiva, menos burocrática e cara. Democratiza-se o acesso judiciário”, disse o coordenador.
Arinos tem um volume de 7,8 mil processos ativos na comarca. Predominam as ações de família, cobrança, execução de pequenos valores e ações possessórias.
Cejusc
O Cejusc proporciona para a sociedade um ambiente favorável para solucionar conflitos. Os conciliadores e mediadores auxiliam as partes, incentivando o diálogo para tentar chegar a um acordo satisfatório para ambas.
Os centros priorizam meios consensuais para a resolução de demandas e contam com os setores pré-processual, processual e de cidadania.
O trabalho de atendimento ao público terá início logo no primeiro dia do novo ano forense (7/12).
Serviço
Cejusc de Arinos
Rua Professor Benevides, 484 - Centro
Telefone: (38) 3635-1984
Horário de atendimento: das 12h às 18h, de segunda a sexta
Fonte: TJ/MG