Durante o 11º Fórum Internacional do Programa de Apostila Eletrônica (e-APP) da Haia, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, e será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, em Fortaleza (CE), será lançada a nova plataforma brasileira de apostilamento. Clique aqui e faça a sua inscrição.
A nova plataforma foi desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e, mediante convênio assinado entre as partes, será cedida ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para controle e fiscalização dos atos praticados.
A novidade trará aos Cartórios que emitem a apostila um sistema mais moderno e amigável, com páginas mais simples e diretas, onde serão solicitados apenas o preenchimento de campos necessários à prática do ato. Para o cidadão, usuário do serviço, poucas serão as mudanças, além de ainda maior agilidade na realização dos serviços em razão da usabilidade do novo sistema.
O sistema permitirá ainda a consulta dos atos praticados via QR Code – já existente no modelo atual -, mas como maior visibilidade e facilidade de consulta. Está previsto ainda o lançamento de um aplicativo mobile para consulta dos documentos apostilados, tanto na plataforma Android como na Apple Store.
Atualmente, no Brasil, o sistema de apostilamento é feito de forma híbrida, no papel e com informações eletrônicas, mas futuramente o objetivo é que seja totalmente eletrônico.
No Fórum Internacional, o lançamento do novo sistema será apresentado pelo tabelião fo Distrito Federal, Hércules Benício, responsável pelo cartório piloto de implementação, e por Karine Boselli, registradora civil em São Paulo. A palestra acontecerá no terceiro dia, 18 de outubro, às 10h.
Serviço
O que: 11º Fórum Internacional do Programa de Apostila Eletrônica (e-APP) da Haia
Quando: 16 a 18 de outubro
Local: Hotel Gran Marquise – Fortaleza (Avenida Beira Mar, 3980 – Mucuripe – Fortaleza – CE – Brasil)
Inscrições: Clique aqui
Fonte: Assessoria de Imprensa – Anoreg/BR