Notícias

19/09/2013

Cartorários participam de curso de mediação do tribunal

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), iniciou na segunda-feira (16/9) as aulas presenciais do curso de mediação e conciliação para titulares e prepostos (pessoas autorizadas) de cartórios do estado. A capacitação está ocorrendo na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em Fortaleza. O treinamento, que segue até 4 de outubro, tem o objetivo de capacitar os profissionais para resolverem, de forma amigável, conflitos de caráter patrimonial. 

Ao todo, participam 60 pessoas divididas em duas turmas. Na abertura do curso, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Nupemec, agradeceu ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, pela iniciativa do Provimento nº 12/2013. A norma possibilitou ao núcleo colocar em prática a realização da mediação e conciliação por meio das serventias extrajudiciais. 

O corregedor ressaltou a credibilidade do Nupemec, afirmou que conciliação é uma arte e que ser bom julgador não é sinônimo de ser bom conciliador. As aulas presenciais correspondem à segunda etapa teórica do treinamento. A primeira foi realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD). No terceiro e último módulo, os alunos acompanharão os conciliadores do Poder Judiciário durante sessões de conciliação. O treinamento está em conformidade com a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


•  Veja outras notícias