Notícias

05/08/2013

Editorial: Crescimento do crédito imobiliário e segurança jurídica

O volume de empréstimos para aquisição e construção de imóveis atingiu R$ 49,6 bilhões nos primeiros seis meses do ano, com expansão de 34%, segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Foi o melhor semestre da história do sistema brasileiro de poupança e empréstimo. Com o resultado, a Abecip mantém a projeção de crescimento do crédito de pelo menos 15% neste ano na comparação com o total de 2012. 

Embora o Brasil não esteja diante de uma crise de crédito, todo cuidado é pouco, devido à derrocada global que tem sua origem no alto número de inadimplentes de determinados contratos de financiamento imobiliário, os chamados subprime mortgage, ou seja, contratos em que a possibilidade de inadimplência do devedor é grande e a garantia é insuficiente. 

Para prevenir tal crise, o governo deve manter o atual arcabouço jurídico, que tem se demonstrado eficaz e possibilitado o crescimento do crédito com segurança jurídica. 

A situação brasileira, devido às regras jurídicas existentes, é muito mais confortável do que a dos demais países americanos e europeus.


•  Veja outras notícias