Notícias

01/08/2013

MS: Palestra aborda trâmites em cartórios e importância da interlocução na cadeia imobiliária

No dia 8 de agosto, quinta-feira, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI/MS) vai promover a palestra “Registro de Imóveis e o dia a dia do Corretor de Imóveis”, com Juan Pablo Gossweiler, especialista em Direito Notarial e Registral. O evento terá início às 19 horas, no auditório do Conselho (rua Rio Grande do Sul, 174) e o ingresso é 1kg de alimento não-perecível. As vagas são limitadas e é preciso confirmar presença antecipadamente pelo site www.crecims.com.br 

“Sabemos o quão importante é para o corretor de imóveis ser assertivo no processo de documentação para que o negócio ganhe agilidade, por isso oferecemos a palestra no intuito de contribuir com o trabalho de nossos profissionais”, diz o presidente do CRECI/MS, Delso José de Souza. 

A proposta é sanar dúvidas dos corretores de imóveis em relação aos atos registrais levados ao cartório. Em junho, Juan Pablo participou do Encontro de Corretores de Imóveis do Bolsão, promovido pelo CRECI, onde proferiu a palestra e percebeu que os profissionais ainda têm muitas dúvidas em relação ao assunto. 

“São várias dúvidas relacionadas a situações variadas, como por exemplo regimes de bens e instituição de condomínios e incorporações”. O especialista ressalta que o ponto de partida para dar agilidade aos processos e economizar tempo e recursos é a interação entre as entidade envolvidas na cadeia produtiva do setor imobiliário, desde o empreendedor e corretor de imóveis ao agente financeiro, órgãos públicos, que emitem as certidões e os próprios cartórios. “A integração desses organismos é fundamental para otimizar os procedimentos e economizar tempo, agilizando os processos”. 

De um modo geral, a palestra vai oferecer subsídio jurídico para que o corretor possa lidar com essas situações de forma antecipada e com o devido fundamento legal. O cartório de registro de imóveis é praticamente a etapa final em todo um processo de negociação do imóvel e é exatamente o momento e que é verificada a regularidade e legalidade da documentação. Se houver pendências, a concretização do negócio pode, inclusive, ser frustrada.


•  Veja outras notícias