Notícias

24/04/2017

PI: Estado avalia implantação em modelo inovador de georreferenciamento

O governador Wellington Dias recebeu, em audiência nessa terça-feira (18), o consultor Olavo Noleto, do Fundo Ambiental, e os gestores das secretarias de Estado da Fazenda, Administração e Previdência, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Na oportunidade, foi apresentado ao governador um projeto inovador de georreferenciamento de cadastro técnico de multifinalidades. Segundo o engenheiro Luiz Fernando Lozi, representante da empresa Geopix, responsável pelo projeto, a iniciativa é o que há de mais moderno em tecnologia de georreferenciamento no Brasil.

"Nós estamos falando de atualização cadastral urbana e rural de alta precisão e a baixo custo. Ao invés de nós termos uma equipe no campo realizando o trabalho de levantamento, a gente consegue fazer uma imagem com uma resolução de 10 centímetros e um perfilhamento a laser com quatro pontos por metro quadrado, identificando volumetria e confrontação de todos os imóveis urbanos e rurais a partir dessa tecnologia", explica Luiz Fernando.

O objetivo do Estado é buscar alternativas que auxiliem no trabalho de regularização fundiária, como afirma o governador Wellington. "A partir de experiências já praticadas no estado de Goiás, é possível termos mecanimos mais ágeis e que vão além daqueles serviços de pura regularização. É possível trabalhar de forma integrada com o Incra, integrada com os municípios e promover a regularização urbana e rural", destaca Dias.

Outro aspecto debatido foi a criação de fundo ambiental capaz de permitir, a partir da certificação de florestas em pé, em nome do Estado, ter a condição de título que possa gerar receitas para o governo estadual. A perspectiva é de que o governador, com a minuta de um decreto, envie o projeto de lei à Assembleia Legislativa

Fonte: Governo do Estado do Piauí


•  Veja outras notícias