Notícias

11/10/2016

Cartórios auxiliam autoridades no combate a corrupção e lavagem de dinheiro

CNPJ: 20.990.495 / 0001-50 - Inscrição Municipal: 323674 / 001-0 - Inscr Estadual: ISENTO

Cartórios auxiliam autoridades no combate a corrupção e lavagem de dinheiro

O XXV Congresso Estadual dos Notários e Registradores de Minas Gerais, promovido pela Serjus-Anoreg/MG – entidade que representa os mais de 3 mil cartórios mineiros –, debaterá as formas como a atividade notarial e registral pode ajudar as autoridades no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês, em Belo Horizonte, no The One Business e contará com a participação de especialistas, autoridades, tabeliães, registradores e funcionários de cartórios de todo o estado.

Sob o tema “Atividade Notarial e Registral como Importante Meio ao Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro”, a mesa de abertura do XXV Congresso será composta por quatro especialistas no assunto. São eles, André Estevão Ubaldino Pereira (procurador de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado), Sérgio Barboza Menezes (secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais), Marcílio Manfré Afonso (delegado corregedor da Polícia Federal de Minas Gerais) e Rogéria Maria Castro Debelli (juíza titular da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais). As discussões serão mediadas pelo vice-presidente da Serjus-Anoreg/MG e oficial do Registro de Imóveis de Coromandel/MG, Ari Álvares Pires Neto.

Para o presidente da entidade, deputado Roberto Andrade, os cartórios brasileiros cada vez mais constituem-se meios eficientes de combate à corrupção. “O sistema notarial e registral adotado no Brasil, por si só, já confere publicidade e transparência aos atos nele praticados, o que constitui um meio seguro para a consulta de informações por agentes públicos, e agora, com o registro eletrônico e as centrais eletrônicas, a facilidade e a celeridade no acesso a informações ajudarão ainda mais as autoridades no combate a crimes de corrupção”, declarou.

Ainda serão ministradas no primeiro dia de evento (27/10) as palestras “A gratuidade rompe com o equilíbrio do contrato entre o estado e os cartórios” e “Mediação”. No dia seguinte (28/10), cada modalidade de serventia terá plenárias específicas em que serão debatidos temas pertinentes a cada área.

O XXV Congresso da Serjus-Anoreg/MG está aberto a todos interessados no tema.

A inscrição pode ser feita através deste link: serjus.com.br/xxv_congresso, onde consta a programação completa do evento e demais instruções.

Atenciosamente,


•  Veja outras notícias