Notícias

15/12/2015

Cartórios de Belo Horizonte (MG) e Defensoria Pública realizam 619 conversões de união estável em casamento

A ENTIDADE MAIOR DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DA CLASSE DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

O evento aconteceu no Estádio do Mineirinho 

Na última sexta-feira (11.12), os cartórios de Belo Horizonte (MG), em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, por meio do Projeto Casamento Comunitário, converteram 619 uniões estáveis em casamentos no Estádio do Mineirinho.  

Em sua 2ª edição em parceira com a Defensoria Pública, o projeto é uma proposta extrajudicial com alcance social, que permite pessoas com baixa renda celebrarem o matrimônio sem pagar as taxas devidas aos cartórios de registro civil.  

“A questão do casamento e a regularização da união estável continuam sendo muito importantes, pois a comprovação de união é mais difícil, principalmente se não houver escritura pública; já o casamento tem a certidão, o que prova sua veracidade”, disse a registradora civil de Cartório do Barreiro e presidente do Colégio Registral de Minas Gerais, Letícia Franco Maculan Assumpção. “Escolhemos fazer a transição de união estável para casamento, pois não há chance de algo dar errado, como por exemplo, uma testemunha faltar. Sendo assim, geramos somente as certidões”, declarou Letícia.  

O evento foi todo pautado em doações de alimentos, objetos e a parceria para a estruturação. Houve ainda o sorteio de uma lua de mel e de uma joia para as noivas. Aproximadamente 6 mil pessoas estiveram presentes. 

“A Defensoria Pública busca com ações como esta, o fortalecimento da família, e o estreitamento entre os laços familiares, o que é de suma importância para o indivíduo, além da garantia de seus direitos”, afirmou Giza Magalhães, Defensora Pública e Coordenadora das Famílias e Sucessões da Capital.  

Para a registradora Letícia Maculan, o mais importante na realização de um evento como este é concretizar o sonho das pessoas. “O que vimos foram pessoas simples, achando talvez que o casamento não fosse para eles. Este projeto é importante para as famílias terem mais perspectiva de futuro e inclusão na sociedade, os cartórios reforçaram esses pontos com muita boa vontade”, relatou.  

Representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), Pedro Carlos Bitencourt, estava sua esposa Margui Marcondes; o juiz Bruno Teixeira Lino, representou o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Luiz Audebert Delage Filho. A juíza auxiliar da Corregedoria de Minas Gerais, Simone Saraiva de Abreu, também esteve presente, entre outros representantes do Poder Legislativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Arpen-Brasil

Loja Virtual www.serjusanoregmg.com.br

www.esnor.com.br

 

ESNOR - Escola Superior de Notários e Registradores de Minas Gerais

Rua Gonçalves Dias, 2132, 5º andar - Lourdes

Belo Horizonte - MG - Cep.: 30140-092

Telefone: fixo (31) 3298-8415

Celular Oi (31) 8567-9517

E-mail: esnor@esnor.com.br

CURSO DE MEDIAÇÃO- LEI Nº 13.140, DE 26 DE JUNHO DE 2015

CURSO RESUMÃO DE VÉSPERA PARA 1ª ETAPA DO CONCURSO DE CARTÓRIO - EDITAL 01/2015- TURMA CONFIRMADA

CURSO TEÓRICO E PRÁTICO DE INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL - SETEMBRO

CURSO DE INSTITUIÇÃO E CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO E INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA- DATA ALTERADA

CURSO DE GRAFOTÉCNICA-29 AGOSTO

SEJA BEM VINDO:

GRUPO ESTUDO PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS E CONCURSOS PÚBLICOS

CURSOS ON- LINE DIREITO BRASILEIRO, NOTARIAL E REGISTRAL.

ENTRE NO GRUPO PARA RECEBER INFORMAÇÕES DE ÚLTIMA HORA


•  Veja outras notícias