Notícias

02/12/2015

Artigo: A função do Notário - Débora Fayad Misquiati

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO


A ENTIDADE MAIOR DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DA CLASSE DOS NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS.


A Constituição Federal da República Federativa do Brasil cuida em seu artigo 236 dos serviços notariais e de registros, a Lei 8.935 de 18 de novembro de 1994, regulamenta o referido artigo constitucional.

O artigo 1º da citada lei dispõe que serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. O artigo 6º da mesma lei estabelece a competência dos notários para: I- formalizar juridicamente a vontade das partes; II- intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo; III- autenticar fatos.

O sistema românico-germânico (civil law) adota um sistema notarial, denominado “notariado latino”, habitualmente adotado nos países de origem latina.

O notário, a serviço das relações jurídico-privadas, recebe uma delegação do Estado para redigir documentos dotados de fé pública. Como jurista, exerce função assessora, de assistência, conselho e formação da vontade das partes e de adequação ou conformação daquela vontade ao ordenamento jurídico.

O Notário latino elabora documentos públicos que gozam de presunção de legalidade e de exatidão. A presunção de legalidade implica em um negócio jurídico que reúna todas as condições necessárias a sua validade e a confiança de que o consentimento das partes contratantes foi declarado de forma livre e consciente, na presença do notário. Já a presunção de exatidão significa que os fatos declarados no documento público são verdadeiros.

A função do notário latino é pública e se adapta conforme o meio, se transmuda para atingir a segurança jurídica necessária nas transações em que coordena, buscando de forma imparcial assessorar adequadamente o usuário do serviço.

Dessa forma, atua decisivamente no encaminhamento da vontade das partes, assumindo, imparcialmente, o papel de aconselhamento e orientação para o aperfeiçoamento do negócio jurídico: o notário tem um papel dinâmico e não estático nos atos privados que lhes são submetidos.

O notário não pode ser visto como mero redator, como aquele que por ter a arte da escrita, somente estabiliza as reações sociais. Sua função vai além, e precisa ser difundida e compreendida.

Jurista, dotado de fé pública, ao notário é delegado o exercício da atividade notarial, que visa dar eficácia e segurança a negócios jurídicos privados, imprimindo autenticidade e legalidade aos atos por ele realizados.
A atividade notarial na alocação da riqueza produzida pelo esforço individual, como eixo estruturador central das relações dentro da sociedade moderna, precisa adentrar a vida do menos culto, como uma vantagem.

O notário visto como um profissional acessível, capaz de fornecer a segurança jurídica necessária ao ato que se pretende praticar, garantindo a lisura do negócio.

Deve-se aniquilar esse entorno puramente burocrático para efetivação de um ato perante o tabelião.

Precisamos suavizar a imagem que a atividade transmite a população de uma forma geral, realçando além da fé pública e autenticidade aos atos que participa, a sua capacidade de orientar, de forma isenta, as partes envolvidas e o seu dever de obstar negócios que não se coadunam com a legislação em vigor.

A fé pública do notário cria uma presunção relativa de veracidade do que é escrito no livro notarial e, portanto, pressupõe uma análise especializada da documentação que fundamenta a lavratura do instrumento público, impondo credibilidade e segurança no ato lavrado.

A atuação do notário precede de uma explicação detalhada e de forma simplificada, traduzindo termos jurídicos, para a real compreensão das partes do que efetivamente se propõe tanto no que tange ao ato que será realizado, como suas consequências no futuro.

E aqui, não podemos nos olvidar, que a função notarial deve objetivar a desobstrução do Poder Judiciário, servindo como instrumento de pacificação social, evitando o acúmulo de processos instaurados no intuito de restabelecer a Ordem Jurídica do país.

Nesse contexto, a atividade notarial vai ao encontro das necessidades sociais, alivia o judiciário. O notário guia as partes, garantido a regularidade das contratações, e, assim, atua na prevenção contenciosa.
Leonardo Brandelli, em Teoria Geral do Direito Notarial (p. 306) nos ensina:

O tabelião, em sua investigação, busca fundamento sólido para levantar sobre si uma construção técnica que logo será levada ao comércio jurídico, onde ficará exposta a suportar todas as provas de boa e de má-fé, e onde deve circular com tanta maior facilidade quanto seja sua invulnerabilidade.

É dever do notário conduzir o ato que irá praticar em observância aos princípios e leis que o regem, fornecendo paridade de armas as partes, igualando eventual hipossuficiente tecnicamente que participe do negócio jurídico a ser entabulado.

Não se defende a parcialidade em prol da parte que está em desvantagem, cabe ao notário, diante dessa assimetria entre as partes, verificar e garantir que a parte mais fraca, com menor grau de conhecimento, esteja realmente esclarecida e orientada nas implicações do negócio jurídico que será firmado, de modo que a vontade por ela exarada seja livre e consciente.

Nesse sentido, o papel dinâmico do notário, pautado na lei, perfaz um controle já no plano da formação do contrato – puntuação –, a fim de desencadear uma política preventiva já na fase pré-contratual, capaz de superar a habitual inércia da parte mais fraca do contrato, respeitando os princípios contratuais em geral e evitando, assim, um litígio futuro.

Assim, a atuação do notário dignifica a independência profissional que o Estado confere ao mesmo, não se sujeitando ao interesse de uma das partes, ainda que uma delas seja uma autoridade estatal.

Deve-se, portanto, ver na atividade notarial um instrumento essencial, gerador de segurança e de certeza nas relações que dinamiza, guardando estreito laço com a pacificação social.

Referências

BRANDELLI, Leonardo. Teoria geral do direito notarial. 4ª edição. São Paulo: Saraiva, 2011. 

 *Débora Fayad Misquiati é Oficiala de Registro Civil e Tabeliã de Notas do município de Arealva em São Paulo. 

Fonte: Colégio Notarial do Brasil

SEJA BEM VINDO:

GRUPO ESTUDO PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS E CONCURSOS PÚBLICOS

CURSOS ON- LINE DIREITO BRASILEIRO, NOTARIAL E REGISTRAL.

ENTRE NO GRUPO PARA RECEBER INFORMAÇÕES DE ÚLTIMA HORA

 

CURSO ON-LINE PREPARATÓRIO COMPLETO PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS - DISCIPLINAS DO DIREITO NOTARIAL, REGISTRAL E DIREITO BRASILEIRO

  • Oficiais registradores, Tabeliães de notas e de protesto, Escreventes e demais colaboradores de um cartório

  • Candidatos dos concursos públicos de outorga das delegações do serviços de tabelionatos e de registros públicos do estado de Minas Gerais e de outros estados também. (Não temos o código de normas dos outros estados, somente de Minas)

  • Advogados

  • Estudantes de Direito

  • Empresários do ramo imobiliário

  • Associados da Serjus ou Ex-Alunos da ESNOR:  3.150,00  
  • Associados RECIVIL:  3.150,00  
Quant.:
  
 

SIMULADOR DE PARCELAS NO CARTÃO APERTE AQUI

NO BOLETO TEM 10% DE DESCONTOS E FICA POR:  2.835,00 À VISTA



  • Não Associados e Público em Geral:  3.700,00  

Quant.:
  
 

 SIMULADOR DE PARCELAS NO CARTÃO APERTE AQUI

NO BOLETO TEM 10% DE DESCONTOS E FICA POR:  3.330,00 À VISTA


1 - Parcelamos no Cartão até 6x sem aumento ou até 12x com pequena taxa a partir da 7ª parcela
 
2 - Parcelamos no cheque sendo 1º contra apresentação e demais cheques nas mesmas condições do cartão de crédito.
 
3 - Pagamento via transferência Bancária, também tem 10% de descontos.

Aula demonstrativa

 

Você terá um prazo de 6 meses (180 dias) para concluir o curso de 170hs de duração e poderá assistir ATÉ DUAS VEZES cada vídeo.

ESTE CURSO CONTÉM:

  • DISCIPLINAS DO DIREITO BRASILEIRO ATULALIZADAS ATÉ O NOVO CÓDIGO DE NORMAS DE MINAS GERAIS

  • DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL, TAMBÉM ATUALIZADAS APÓS ENTRAR EM VIGOR O NOVO CÓDIGO DE NORMAS DE MINAS GERAIS

  • MATERIAL DIDÁTICO PARA IMPRESSÃO OU LEITURA NA TELA DISPONIBILIZADOS PELOS PROFESSORES COMO: SLIDES, APOSTILAS, PDFs, WORDs.

Baixe aqui a planilha com a GRADE DE AULAS, CORPO DOCENTE E MINUTAGEM DE CADA AULA

  1. Ao comprar o curso, você terá acesso a área do aluno que contém dicas, dados de contato e o mais importante: Todos os Materiais disponibilizados pelos professores. Materiais esses, que eles utilizaram nas aulas como: Slides, Apostilas, PDFs, Words, etc.

  2. Durante todos os 6 meses de curso, o aluno terá sem mais nenhum custo, Suporte Técnico por:

  • TELEFONE

  • E-MAIL

  • SKYPE

  • FORMULÁRIOS DENTRO DA ÁREA DO ALUNO

  • CHAT DENTRO DA PLATAFORMA DO CURSO

O Suporte Técnico vai: 

  • Cadastrar lhe no curso e enviar as senhas, links e instruções de acesso,

  • Esclarecer suas dúvidas sobre como utilizar o sistema,

  • Ajudá-lo a configurar o seu computador,

  • Tirar qualquer dúvida sobre a plataforma do curso.

  • Dará dicas de informática muito importantes que você poderá aplicar em seu computador e ainda aprenderá com isto.

  • O suporte técnico só não dará suporte ao conteúdo das disciplinas.

 

Você poderá comprar esse curso através desse anúncio ou também pela Loja Virtual da ESNOR no link abaixo ou clicando no banner: http://loja.serjusanoregmg.com.br

Aperte o banner abaixo para entrar na LOJA VIRTUAL:

 

 

 


•  Veja outras notícias