Notícias

18/06/2013

Primeiro registro civil de nascimento aos 64 anos de idade

O caso do senhor Raimundo Nonato da Silva, 64 anos, chamou a atenção da equipe do Programa Balcão da Cidadania em sua passagem por Aragominas, região norte do Tocantins, na última sexta-feira, 14. O pedreiro, nascido no estado do Maranhão em 1949, e morador do município há oito anos, viveu boa parte da vida na zona rural, onde exerceu a profissão de lavrador.

Segundo o Sr. Raimundo, a falta de informação e a dificuldade de acesso aos serviços oferecidos pelo poder público foram os motivos que fizeram com que ele passasse todos esses anos sem nenhuma documentação. A equipe do Balcão da Cidadania, da Secretaria de Defesa Social, se mobilizou em realizar perante ao cartório a primeira via da certidão de nascimento do idoso. Ao receber sua certidão de nascimento, ficou emocionado. “Agora sim me sinto brasileiro e vou poder andar de cabeça erguida e lutar pelos meus direitos de cidadão”, disse Raimundo.

O assessor executivo do Balcão da Cidadania, José de Sousa Sobrinho, falou da satisfação que é poder ajudar a quem mais precisa. “É gratificante ver que o trabalho da Secretaria de Defesa Social está rendendo bons frutos, pois em cada município que passamos sentimos a participação popular e a necessidade que as pessoas tem por cidadania”, destacou Sobrinho.

Em 2011, segundo dados do IBGE, foram emitidos 23.766 registros civis de nascimento, e segundo dados da Secretaria de Saúde, foram quantificados o total de 25.035 nascidos vivos no Estado, registrando o índice de 10,53% de sub- registro no Tocantins. De acordo com a Secretaria de Defesa Social, ainda este mês acontece a implantação das unidades interligadas de cartórios de registro civil de nascimento dentro das maternidades, que vai contribuir muito para a erradicação do sub- registro no Tocantins.


•  Veja outras notícias