Notícias

09/06/2015

Alta de juros afeta pouco o financiamento de imóveis

CNPJ: 20.990.495/0001-50 - inscrição Municipal: 323674/001-0 - Inscr Estadual: ISENTO


A elevação dos juros e a redução do limite do financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal (CEF), acompanhados em grande parte pelos bancos privados e o Banco do Brasil, não devem ser vistos como um empecilho para a compra da casa própria.                                               

Diante de um cenário que combina aumento do volume de imóveis encalhados e redução dos preços dos apartamentos, especialistas ouvidos pelo DCI afirmaram que o mutuário não deve hesitar em adquirir o bem, desde que a oportunidade caiba no bolso. 

O mercado, hoje, está interessante. As pessoas estão querendo vender. Tem muita oferta e pouca demanda, e quando isso acontece, a tendência é o preço cair”, avaliou o educador financeiro Edward Cláudio Júnior, diretor financeiro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). 

De acordo com o índice FipeZap Ampliado, o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos em 20 cidades brasileiras teve alta de 0,16% em maio em relação a abril, resultado abaixo da inflação (que acelerou 0,60% no período, na medição do IPCA-15) – ou seja, em termos reais, os preços tiveram uma retração de 0,44%. 

Para Gilberto Braga, economista do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), diante do momento econômico vivido pelo País, a redução de 80% para 50% do limite de financiamento de imóveis usados no SFH – com valor de até R$ 750 mil – pode ser, inclusive, uma boa oportunidade para famílias deixarem o aluguel. 

Se a família conseguir juntar o sinal (entrada) de 50% exigido pela Caixa, o valor das parcelas do financiamento, em um prazo mais longo, podem ficar menor que o valor do aluguel”, observou.

A Caixa trabalha com taxa de balcão (para quem não tem relacionamento com o banco) de 9,45% ao ano e prazo máximo de 35 anos. 

Braga disse que, embora a tendência seja de novas quedas nos preços e aumento do estoque de imóveis, dependendo da região do apartamento o momento é ainda mais propício para a compra.

O movimento não é linear. Em regiões mais visadas, o metro quadrado não terá queda de preço e pode até sofrer valorização. Então, com uma boa oportunidade em vista e um orçamento adequado, já se pode começar o financiamento”, avaliou o economista. 

Novos x usados 

Dados da Secovi-SP, o sindicato do mercado imobiliário, apontam que o número de imóveis novos encalhados subiu 18,54% entre dezembro de 2013 e março deste ano, para 43.768 unidades. 

Cláudio Júnior disse que é essencial que fazer uma boa pesquisa antes de comprar o bem, lembrando que nem sempre imóveis usados terão melhores custos-benefícios ou condições de financiamentos que os novos. Hoje, na internet, já se consegue ter uma boa noção das condições.” 

Braga apontou ainda que, embora a Caixa tenha reduzido o limite de financiamento de imóveis usados, os imóveis novos continuaram com teto de 80%. O que pode ser uma vantagem”, avaliou. 

Além disso, apesar de terem encarecido o crédito – aumentando os juros – os bancos privados mantiveram as condições de financiamento para imóveis novos e usados, o que abre espaço para eles crescerem no crédito imobiliário, conforme lembraram os especialistas – até o final de 2014, a Caixa tinha 67,6% do mercado. 

O Bradesco trabalha com juros médios de 9,8% ao ano, limite de financiamento de 80% e prazo de 30 anos. Santander e Banco do Brasil possuem juros de 10,1% mais a Taxa Referencial (TR) e 10,4% mais a TR, respectivamente, além de limite de 80% e prazo de 35 anos. 

Em seu site, o Itaú informa uma taxa de 11,5%, limite de 75% do financiamento e prazo máximo de 30 anos. 

Poupança x preços 

Um relatório divulgado pela Fitch Ratings, na semana passada, aponta que a evasão de recursos da poupança – principal fonte do crédito imobiliário -, que registrou saída líquida (saques menos depósitos) de R$ 5,85 bilhões em abril, pode pressionar o preço dos imóveis ainda mais para baixo. 

Segundo a agência, as mudanças nos compulsórios pelo Banco Central trarão alívio para o cenário, mas não irão reverter a tendência global.

Fonte: DCI


TJMG: Concurso para Cartório Extrajudicial - Novo Edital 1/2015

O segundo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, torna pública a:

Abertura de inscrições para o  concurso público, de provas e títulos, para a Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de Minas Gerais - Edital 1/2015. 

As  inscrições  serão  efetuadas  exclusivamente pela  Internet, no site Consulplan, de 9h do dia 21 de maio de 2015 às 23h59min do dia 19 de junho de 2015. 

O  valor  da  inscrição  é  de   200,00  (duzentos reais)  para  cada  um  dos  critérios  de ingresso (provimento ou remoção). 

O concurso será composto das seguintes fases: prova objetiva, prova escrita e prática, comprovação dos requisitos para outorga de delegação, prova oral e exames de títulos. 

Existem 21 (vinte e um) serviços de notas e de registros vagos e aptos a serem submetidos a concurso público,

conforme Aviso nº 16/CGJ/2015,  disponibilizado  na  edição  do  Diário  do  Judiciário  eletrônico (DJe)  de  11/03/2015, que corrigiu  o  Aviso  nº  6/CGJ/2015,  disponibilizado  na  edição  do  DJe  de  29/01/2015. 

Os  serviços  vagos  oferecidos  neste  concurso, quatorze  para  o  critério  de  ingresso  por provimento  e  sete  para  o  critério  de  ingresso  por  remoção,  estão  discriminados  no  Anexo I do Edital 1/2015. 

Consulte a íntegra do edital.

NÃO CONTE APENAS COM A SORTE!

VOCÊ VAI DISPUTAR COM GENTE MUITO BEM PREPARADA,

ENTÃO SEJA UM DELES!

Voltar à página inicial
Serjus-Anoreg/MG 
Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de MG
Rua Cônego Rocha Franco, 16 - Bairro Gutierrez
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
E-mail: suporte@serjus.com.br
Cep: 30441-045
ESNOR - Escola Superior de Notários e Registradores de Minas Gerais
Rua Gonçalves Dias, 2132, 5º andar - Lourdes - Cep.: 30140-092
Telefone: fixo (31) 3298-8415 ou celular Oi (31) 8567-9517
E- mail: 
esnor@esnor.com.br
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

TEMOS TUDO PARA VOCÊ SE PREPARAR PARA OS CONCURSOS PARA PASSAR E DEPOIS TREINAR OS SEUS COLABORADORES DO CARTÓRIO:

ALÉM DOS CURSOS PRESENCIAIS, TEMOS OS CURSOS ON- LINE (100% pela internet), APOSTILAS, LIVROS E SEMINÁRIOS GRAVADOS AO VIVO QUE VOCÊ PODERÁ ASSISTIR PELA INTERNET.

TUDO ISSO PODE SER ADQUIRIDO PELA NOSSA LOJA VIRTUAL ESNOR APERTANDO O BANNER ABAIXO.

APERTE PARA ENTRAR 

NA LOJA VIRTUAL
www.serjusanoregmg.com.br

PAGAMENTO?

  • CARTÃO ATÉ 6X SEM AUMENTO,

  • CARTÃO ATE 12X PEQUENO  AUMENTO A PARTIR DA 7ª PARCELA,

  • BOLETO COM 10% DE DESCONTOS,

  • PARCELAMENTO NO CHEQUE IGUAL FAZEMOS NOS CARTÕES,

  • 6 MESES PARA ASSISTIR O CURSO DUAS VEZES TODAS AS AULAS,

  • SUPORTE TÉCICO SEM CUSTOS ADICIONAIS,

  • MATERIAL IMPRESSO DISPONIBILIZADO PELOS PROFESSORES,

  • CORPO DOCENTE DA ESNOR, PÓS DA MILTON CAMPOS E PUC MINAS.

SEJA UM CAMPEÃO!

ESTUDE COM QUEM ENTENDE E PREPARE-SE PARA SER UM VENCEDOR:

CURSOS ON-LINE (PLATAFORMA EAD) COM SUPORTE TÉCNICO, APOSTILAS E LIVROS

APERTE ABAIXO E SEJA BEM VINDO AO GRUPO:
 

Loja 

Cursos On-Line

 

SEJA BEM VINDO:

GRUPO DE ESTUDOS PARA CONCURSOS DE CARTÓRIOS E CONCURSOS PÚBLICOS

CURSOS ON-LINE DIREITO BRASILEIRO, NOTARIAL E REGISTRAL

 VOCÊ RECEBERÁ NOTÍCIAS DIÁRIAS NO SEU FACEBOOK, DICAS DE CURSOS PRESENCIAIS E ON-LINE, LIVROS E APOSTILAS

ABAIXO A LISTA DE PRODUTOS QUE TEMOS NA LOJA VIRTUAL DA ESNOR:
APERTE NO LINK DO SEU INTERESSE E VEJA DETALHES DENTRO DA LOJA VIRTUAL














NOSSOS CURSOS ESTÃO SENDO CONSIDERADOS COMO OS MELHORES DO BRASIL, E O  ÍNDICE DE APROVAÇÕES PASSOU DE 85%, ALUNOS DE OUTROS ESTADOS TEM ESTUDADO CONOSCO ATÉ PARA OUTROS CONCURSOS QUE EXIGEM AS MESMAS DISCIPLINAS.(RESSALVAMOS QUE NÃO TEMOS O CÓDIGO DE NORMAS DOS OUTROS ESTADOS, SOMENTE DE MINAS GERAIS)

O PORTAL DOS CARTÓRIOS

O PORTAL DOS CARTÓRIOS, A MAIS ANTIGA, IMPORTANTE E SÉRIA ASSOCIAÇÃO DA CLASSE DO ESTADO DE MINAS GERAIS!

Portal: www.serjus.com.br - Loja Virtual Esnor: www.serjusanoregmg.com.br - Cursos Presenciais na ESNOR: www.esnor.com.br


•  Veja outras notícias