Notícias

18/02/2015

Incra, Irib e Anoreg-BR discutem o aperfeiçoamento do Sigef

O Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), ferramenta que automatizou a certificação georreferenciada de imóveis rurais, passará por um processo de otimização.  Para discutir melhorias no sistema, no que se refere à conexão com os cartórios de Registro de Imóveis, foi realizada reunião no dia 9/2, em Brasília/DF, com a presença do diretor de Assuntos Agrários do IRIB e da Anoreg-BR, Eduardo Augusto; e do diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Richard Torsiano. 

Pelo Incra, também participaram do encontro o presidente do Comitê Nacional de Certificação e Credenciamento, Oscar Oséias de Oliveira; o coordenador geral de Cartografia, Cláudio Roberto Siqueira da Silva; e o assistente técnico da Coordenação Geral de Cartografia, Thiago Marra. 

“Nossa intenção é aumentar a capilaridade e a utilização do Sigef. Para ampliar a adesão dos registradores de imóveis, contamos com o apoio do IRIB e da Anoreg-BR”, disse Richard Torsiano. Segundo ele, a ferramenta, lançada em novembro de 2013, já atingiu a marca de 144 milhões de hectares certificados. 

Eduardo Augusto afirmou que o IRIB e a Anoreg-BR continuam orientando os registradores imobiliários quanto à utilização da nova ferramenta e que, periodicamente, está atualizando o rol de registradores para seu credenciamento no Sigef. "O georreferenciamento era visto como algo inatingível, quando de sua criação no início da década passada. Há cinco anos, foi considerado um programa muito audacioso e, hoje, percebe-se claramente que seu sucesso é garantido. O registrador imobiliário, por intermédio do IRIB e da Anoreg-BR, continuará sempre atuante nessa importante parceria com o Incra", declarou o diretor de Assuntos Agrários.


•  Veja outras notícias