Notícias

29/05/2013

ANOREG-RN: Interligação dos Cartórios Extrajudiciais

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, Diego de Almeida Cabral, realizou no dia 17 de maio, na Corregedoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, uma videoconferência com o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) Luís Carlos Vendramin Júnior, para tratar da implantação de sistema informatizado que possibilite a interligação dos cartórios do Estado. 

Participaram da videoconferência o representante da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Norte (Anoreg-RN) Airene José Amaral de Paiva, a representante do Comitê Gestor do Subregistro Civil da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – Adna Lígia Dias de Sousa Martins e a Assessora da Corregedoria Kádja Kalina Galvão de Aguiar. 

O presidente da Arpen-SP apresentou o sistema informatizado que interliga as serventias extrajudiciais daquele Estado, permitindo a lavratura de atos e a troca de informações pela via eletrônica de forma célere e desburocratizada. A Corregedoria Geral da Justiça do Rio Grande do Norte tem dedicado a sua atenção a esse tema, pois o des. Vivaldo Pinheiro, Corregedor Geral pretende tornar efetivo, no menor espaço de tempo possível, o Provimento n. 13 do Conselho Nacional de Justiça, que permite que as mães, após o parto, já deixem as maternidades portando as certidões de nascimento de seus filhos, as quais serão lavradas eletronicamente dentro das próprias instalações hospitalares, em decorrência da interligação dos cartórios.

Fonte : Anoreg-RN


•  Veja outras notícias