Notícias

23/05/2013

Número de adoção de crianças bate recorde no Distrito Federal

Com um aumento de 34,8% desde 2009, total de crianças que ganharam um lar chegou a 62 no ano passado, o maior da história. Vara da Infância vê mudança de perfil e estima que número de acolhimentos de irmãos entre 3 e 11 anos cresceu em cinco anos

Os irmãos Letícia (E), Yasmim e Davi foram adotados por Edite Machado e o marido, que tinham dois filhos (Viola Junior/Esp. CB/D.A Press)  
Os irmãos Letícia (E), Yasmim e Davi foram adotados por Edite Machado e o marido, que tinham dois filhos



Há cinco anos, a professora Edite Machado, 49 anos, conheceu na sala de aula uma estudante com uma história de vida diferente. A menina, de 5 anos à época, morava em um abrigo com dois irmãos mais novos. A criança teve parte do corpo paralisado depois de uma queda na entidade de acolhimento. O drama vivido pela aluna comoveu a professora e a família dela — formada pelo marido e um casal de adolescentes —, que decidiram ficar com a jovem e os irmãos.

Dados da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) revelam que 2012 bateu um recorde histórico de adoções formais no DF. Ganharam um novo lar 62 meninos e meninas, superando 2011, que registrou 51 adoções. Desde 2009, o crescimento no total de adoções foi de 34,8%. A história da menina adotada pela professora Edite representa o perfil que mais cresceu no Distrito Federal desde a criação do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), em 2008. A VIJ estima um aumento superior a 80% nos processos de adoção tardia de irmãos, ou seja, de crianças entre 3 e 11 anos que sejam da mesma família nos últimos cinco anos.


•  Veja outras notícias