Notícias

05/06/2014

Curso de Autenticação e Reconhecimento de Firmas bate recorde de público

São Paulo (SP) – O Curso de Autenticação, Reconhecimento de Firmas e Formação de Cartas de Sentença promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), bateu recorde de público, com 181 participantes na cidade de São Paulo. O evento aconteceu no último sábado (31.05) no Hotel Feller Avenida Paulista.

A abertura do evento foi realizada pelo gerente da Arpen-SP, Marcos Pimentel, que agradeceu a presença de todos, “vindos direto do trabalho dispostos a se aprimorar e melhorar o seu serviço”. Marcos ressaltou a importância da presença de Oficiais dos cartórios, “como a ex-presidente da Associação, Marlene Marchiori, do 37º Subdistrito da Capital, que sabe tanto de Registro Civil, mas veio se atualizar e também apoiar seus funcionários”.

Após a abertura o gerente apresentou o palestrante, o consultor Antônio Cé Neto, que iniciou o curso falando sobre documentos públicos e particulares. O palestrante também debateu a autenticação e o reconhecimento de firmas, esclareceu informações sobre a materialização e a desmaterialização de documentos e as Normas da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo.

Por fim, Cé explicou o passo a passo para a formação de Cartas de Sentença, nova atribuição que os cartórios de Notas e Registro Civil têm desde novembro de 2013.

A Oficiala do 20º Subdistrito da Capital - Jardim América, Liana Varzella Mimary, elogiou o curso. “Os novos procedimentos de materialização e desmaterialização de documentos foram explicados de maneira didática, bem como a formação de cartas de sentença. Os conceitos apresentados pelo palestrante são muitos úteis para o adequado desenvolvimento dos serviços e muitas dúvidas foram elucidadas”, disse.

Para o substituto do Registro Civil do 1º Subdistrito de São Bernardo do Campo, Eugênio Tonin Júnior, é importante “estarmos sempre nos reciclando, é a quarta ou quinta palestra que assisto do Cé e em todas aprendo algo novo que acarreta algum tipo de mudança nos procedimentos do dia a dia do nosso Cartório”. Eugênio ainda deixou uma sugestão, que “seria importante termos esse curso com uma frequência maior, assim poderia ser feito com um número menor de participantes o que o tornaria mais produtivo”.

Participaram desta edição do Curso de Autenticação, Reconhecimento de Firmas e Formação de Cartas de Sentença os cartórios da Capital 2º Subdistrito – Liberdade, 7º Subdistrito – Consolação, 11º Subdistrito – Santa Cecilia, 20º Subdistrito – Jardim América, 21º Subdistrito – Saúde, 29º Subdistrito – Santo Amaro, 31º Subdistrito – Pirituba, 35º Subdistrito – Barra Funda, 36º Subdistrito – Vila Maria e 37º Subdistrito – Aclimação, além dos de Biritiba Mirim, Cajamar, Capão Redondo, Embu Guaçu, Francisco Morato, 2º Subdistrito de Guarulhos, Itaim Paulista, Jaraguá, Jarinu, Mauá, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Parelheiros, Piracaia, Sapopemba, Santo André, 1º Subdistrito de São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Mateus.


•  Veja outras notícias